Questões de Concurso
Foram encontradas 957 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
Quantas PICS a PNPIC reconhece institucionalmente?
São as fases do luto de acordo com a autora as citadas abaixo, EXCETO:
Avalie os itens sobre este tema:
I. A avaliação nutricional inicial da gestante é importante determinar o índice de massa corporal pré-gestacional. Caso a gestante não saiba informar o peso corpóreo antes da gestação, pode ser adotada a mediana do Índice de Massa Corpórea, IMC, de 21,0 kg/m2
II. Devem ser adotadas práticas alimentares que façam restrições de alimentos fontes de ácidos graxos saturados e colesterol.
III. A deficiência de vitamina C na gestação pode trazer prejuízos para o desenvolvimento fetal e placentário, daí a importância de incluir alimentos fontes dessa vitamina na alimentação da gestante.
IV. A pirose é frequente na gestante e, para evitar o desconforto, é importante a ingestão de líquidos durante a refeição.
Assinale a alternativa CORRETA.
Sobre esse tema, assinale a alternativa INCORRETA.
I. O aquecimento de alimentos fonte de proteínas e açúcares redutores favorece a reação de grupos amínicos livres com grupos hidroxil-glicosidicos, em uma reação de escurecimento enzimático, denominada reação de Maillard.
II. O calor em excesso produz aminas heterocíclicas pela queima da creatina presente nas carnes. Essas substâncias têm efeito mutagênico.
III. O calor em excesso produz hidrocarbonetos aromáticos policíclicos a partir da combustão parcial das gorduras. Essas substâncias têm efeito mutagênico.
IV. O usos de temperaturas superiores ao ponto de fumaça de óleos e gorduras produz a desidratação do ácido graxo e a formação de acroleína. Essa substância é irritante para mucosas.
Assinale a alternativa CORRETA
De acordo com a PORTARIA Nº 2.436, DE 21 DE SETEMBRO DE 2017, analise os itens abaixo:
I. Equipe de Saúde da Família Ribeirinha (eSFR) II. Equipes de Saúde da Família Fluviais (eSFF) III. Equipe de Consultório na Rua (eCR) IV. Equipe de Atenção Básica Prisional (eABP) V. Equipe Multidisciplinar de Saúde Indígena (eMSI)
São consideradas equipes de Atenção Básica para Populações Específicas nessa Portaria:
Assinale a alternativa da ocupação que NÃO compõe o NASF-AB.
I. O manual do PCatool-Brasil foi publicado pelo Ministério da Saúde em 2010. II. O manual do PCatool-Brasil foi atualizado em 2020. III. Possui as versões extensas e reduzidas: crianças, adolescentes, adultos e profissionais de saúde. IV. Identifica a presença e extensão dos atributos da APS, partindo da experiência das pessoas que utilizam os serviços, dos profissionais e dos gestores.
Assinale a alternativa correta.
I. População municipal igual ou superior a 40.000 (quarenta mil) habitantes, com base na população mais recente estimada pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
II. Hospital de referência no Município ou região a qual integra.
III. Cobertura de Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) habilitado e em funcionamento.
IV. Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF)
São requisitos para habilitação do SAD: