Questões de Concurso
Foram encontradas 722 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
(__) Nas décadas de 1980 e 1990, uma série de experiências de desinstitucionalização mostraram-se prejudiciais para a consolidação de estratégias de assistência a problemas de saúde mental. Uma delas foi a criação de serviços para substituir hospitais psiquiátricos.
(__) Em 1987, trabalhadores de saúde mental, assim como outros integrantes de movimentos sociais, articularam o Movimento Antimanicomial. Propuseram um programa que incluiu a extinção de todos os hospitais psiquiátricos, criando serviços substitutivos de atendimento ao paciente psiquiátrico (HIRDES, 2009).
(__) A partir de 1992, o Ministério da Saúde autorizou e financiou a construção de Centros de Atendimento Psicossocial (CAPS) dentro do SUS, que seguem o modelo de atenção psiquiátrica proposto na Itália, sendo adaptado no Brasil, instituídos juntamente com os Núcleos de Assistência Psicossocial (NAPS).
(__) A primeira vez que se ouviu falar dos Centros de Atenção Psicossocial − CAPS foi no ano de 1987, após a reforma psiquiátrica ocorrida na década de 70. O 1º CAPS foi inaugurado em São Paulo, para organizar a rede municipal de atenção a pessoas com transtornos mentais severos e persistentes.
A sequência está correta em:
I. A presença do psicólogo em equipes multiprofissionais ajuda a identificar e abordar fatores emocionais e comportamentais que impactam a adesão dos pacientes aos tratamentos de saúde.
II. A atuação psicológica em equipe multiprofissional preconiza a humanização e integralidade, respeitando as questões sociais, sexuais, ambientais e psicológicas dos pacientes.
III. O psicólogo não contribui com a equipe multiprofissional ao traduzir questões subjetivas dos pacientes para os outros profissionais, ampliando a compreensão sobre o processo de adoecimento.
(__) O trabalho preventivo contra o suicídio pode ser realizado isoladamente, não exigindo uma abordagem integrada com a família e outros profissionais de saúde.
(__) Estratégias psicoterapêuticas, como o uso de redes de apoio, prejudicam no manejo das crises suicidas ao envolver pessoas de confiança indicadas pelo paciente.
(__) O suicídio pode ser imprevisível mesmo quando há sinais de risco, exigindo do psicoterapeuta um olhar atento e ações rápidas para minimizar a possibilidade de ocorrência.
(__) A psicoterapia, conforme a Gestalt-terapia, foca no crescimento pessoal e na ampliação das capacidades de enfrentamento, ajudando o paciente a encontrar novos sentidos para a vida.
A sequência está correta em:
I. Ao psicólogo é vedado induzir a convicções políticas, filosóficas, morais, ideológicas, religiosas, de orientação sexual ou a qualquer tipo de preconceito, quando do exercício de suas funções profissionais.
II. Ao psicólogo é vedado fornecer, na prestação de serviços psicológicos, informações concernentes ao trabalho a ser realizado e ao seu objetivo profissional, em qualquer circunstância.
III. Ao psicólogo é vedado prestar serviços ou vincular o título de psicólogo a serviços de atendimento psicológico cujos procedimentos, técnicas e meios não estejam regulamentados ou reconhecidos pela profissão.
I. A Psicologia Hospitalar no Brasil se consolidou como uma especialidade reconhecida, com ênfase em atender pacientes, familiares e equipes multiprofissionais no ambiente hospitalar.
II. A prática da Psicologia da Saúde no Brasil é amplamente restrita aos hospitais, não abrangendo outros serviços de saúde, como postos de saúde e CAPS.
III. O aperfeiçoamento profissional e a supervisão de casos contribuem para a qualidade da prática hospitalar dos psicólogos.
A fermentação bacteriana adquiriu relevância clínica devido aos seus efeitos metabólicos significativos na fisiologia do intestino grosso. Pesquisas indicam que esse processo, ao favorecer a produção de ___________________, influencia a integridade da mucosa intestinal e a função imunológica.
Assinale alternativa que preenche corretamente a lacuna correspondente.
A expressão destacada no texto encontra-se em sentido:
I. "O primeiro passo prático, em qualquer reforma educacional, é dar o primeiro passo prático". Schafer defende que a ação precede a teoria na educação musical. A prática, para ele, é o ponto de partida para qualquer mudança. O maior obstáculo para o professor é a própria teoria, quando utilizada como justificativa para a inação. A música é uma atividade prática, e aprender a fazer música é mais importante do que discutir sobre ela.
II. "Na educação, fracassos são mais importantes do que sucessos. Nada é mais triste do que uma história de sucessos". Ao afirmar que 'na educação, fracassos são mais importantes do que sucessos', Schafer critica a cultura do sucesso a todo custo. Para ele, a busca incessante por resultados positivos pode levar o professor a negligenciar a importância da reflexão sobre sua prática. Os fracassos, por sua vez, oferecem uma oportunidade única para que o educador identifique as falhas em seu trabalho e busque soluções mais eficazes. Dessa forma, os erros se transformam em valiosas ferramentas de aprendizado e desenvolvimento profissional.
III. "Não há mais professores, mas uma comunidade de aprendizes". A frase de Schafer reflete uma visão democrática da educação, onde todos, incluindo o professor, são aprendizes. Essa perspectiva horizontal valoriza a experiência e a individualidade de cada membro da comunidade, estimulando a colaboração e a construção conjunta do conhecimento.