Questões de Concurso

Foram encontradas 96 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q2053038 Pedagogia
Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s) apresentam uma concepção de avaliação que se aproximam de um modelo de aprendizagem processual, contínuo, na perspectiva de uma pedagogia diferenciada. As orientações contidas no documento quanto à avaliação têm, portanto, ênfase na:
I. Investigação contínua do professor sobre as aprendizagens. II. Reflexão sobre a mediação pedagógica do professor. III. Classificação e aprovação/retenção dos estudantes. IV. Promoção da aprendizagem dos alunos. 
Considerando os itens acima, marque a alternativa correta:
Alternativas
Q2053037 Pedagogia
“Frequentemente nos custa muito parar para ouvir os outros, estamos muito mais preocupados em que nos ouçam, porém pouco dispostos a ouvir. O ouvir os outros e aprender a vê-los como são realmente é fundamental para as relações interpessoais, em especial para os professores, que devem de estar muito atentos e poder, assim, agir melhor na realidade” (MOSQUERA E STOBÄUS, 2004, p. 97).
No que se refere aos níveis de análise comunicacional no ambiente de uma sala de aula, por exemplo, o nível que analisa a comunicação entre as pessoas, a maneira como os indivíduos se afetam mutuamente e, assim, se regulam e controlam uns aos outros é o
Alternativas
Q2053036 Pedagogia
As teorias da aprendizagem cujos pressupostos epistemológicos opõem-se às tendências aprioristas e empiristas são denominadas interacionistas e construtivistas. Estas duas últimas fundamentam-se na perspectiva de que:
Alternativas
Q2053035 Pedagogia
Ao longo da sua formação e da sua prática, as concepções de sociedade e educação que o educador constrói, repercutem no modo como ele ensina e avalia os seus alunos. Assim, ao vincular a avaliação ao processo de ensino aprendizagem, ao planejamento escolar, ao currículo e aos objetivos educacionais que se deseja atingir, tendo em vista o pleno desenvolvimento do educando, a avaliação terá um caráter predominantemente
Alternativas
Q2053034 Pedagogia
Entender a escola como o lugar social privilegiado para a apropriação de conhecimentos produzidos historicamente passa necessariamente por assumir que a ação do professor deve estar organizada intencionalmente para esse fim. O processo de ensino não é uma simples variante do processo de comunicação, uma vez que implica informações sistematizadas e estruturadas com intenção de produzir aprendizagem. Nesse sentido, o trabalho da escola (e particularmente do docente) deve ser direcionado para o ensino intencional, objetivando prioritariamente: 
Alternativas
Q2053033 Pedagogia
Considerando que o planejamento consiste no processo de tomada de decisões, portanto, deve ser uma ação intencional, pela qual se projetam fins e se estabelecem meios para atingi-los, NÃO é correto afirmar que planejamento é 
Alternativas
Q2053032 Pedagogia
O plano de aula consiste na sistematização do processo de organização da ação. No plano devem estar sistematizadas as ações que se pretendem desenvolver, informações e princípios que balizam e sustentam essas ações. Ele se constitui num guia para a ação. Nesta perspectiva de planejamento educacional, são elementos constitutivos do plano de aula: 
Alternativas
Q2053031 Pedagogia
Entre vários importantes nomes de educadores nacionais, destaca-se o de Paulo Freire, que tem suas contribuições educacionais reconhecidas internacionalmente. Paulo Freire afirmou que o “O que não se pode realizar, na práxis revolucionária, é a divisão absurda entre a práxis de liderança e a das massas oprimidas, de forma que, a destas, se restringisse a seguir as determinações da liderança”. (Pedagogia do Oprimido, 1994)
Partindo da ideia implícita no texto, pode-se afirmar que NÃO faz parte da concepção de educação de Paulo Freire:
Alternativas
Q2053030 Pedagogia
A Educação no Brasil, nas primeiras décadas do Século XX, sob a influência do Movimento Escolanovista, a legislação educacional e os cursos de formação docente absorvem os ideários desse movimento, pondo em pauta os modelos sociais tradicionais, reafirmando novos valores, como os direitos humanos, a dignidade, a justiça e a liberdade de pensamento. A Didática, nessa conjuntura, tem seus fundamentos reconfigurados, passando a centrar-se: 
Alternativas
Q2053029 Pedagogia
Marque a única alternativa que NÃO é função do planejamento escolar:
Alternativas
Q2053028 Pedagogia
Marque a alternativa que aponta a definição de projeto político-pedagógico da escola: 
Alternativas
Q2053027 Pedagogia
Desde os anos 90 do século passado, discute-se que, para os processos educativos, é necessário desenvolver propostas globalizadoras ou planejamentos interdisciplinares porque
Alternativas
Q2053025 Pedagogia
O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil - RECNEI, é um guia de orientação que deve servir de base para discussões entre profissionais de um mesmo sistema de ensino ou no interior da instituição, na elaboração de projetos educativos singulares e diversos. Apresenta, como objetivos na proposta pedagógica considerando que:
Alternativas
Q2053024 Pedagogia
Diferentemente da simples medida de desempenho dos alunos, a avaliação é essencialmente um processo de comunicação. Assim sendo, é correto afirmar que: 
Alternativas
Q2053023 Pedagogia
A teoria elaborada pelas pesquisadoras argentinas Emília Ferreiro e Ana Teberosky denominada Psicogênese da Língua escrita foi motivada pelos altos índices de fracasso escolar na Argentina e no México. Suas ideias chegaram ao Brasil na década de 80 e, a princípio, foram consideradas, erroneamente, como um novo método de alfabetização.
LEIA A FRASE A SEGUIR, RETIRADA DO LIVRO DE AUTORIA DAS REFERIDAS PESQUISADORAS E MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA:
“(...) desligado da busca constante de significação, o texto se reduz, no melhor dos casos, a uma longa série de sílabas sem sentido. Quando chegou ao final da linha, a criança esqueceu o começo, não porque tenha uma falha de memória, mas sim porque é impossível reter na memória uma longa série de sílabas sem sentido”. (FERREIRO E TEBEROSKI, 1999. Pág. 286). 
Alternativas
Q2053022 Pedagogia
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 20 de dezembro de 1996 (LDB 9394/96) conforme alterações feitas pela Lei n.º 12.796, de 4 de abril de 2013, consiste na obrigatoriedade da Educação Básica para a população com idade entre 4 e 17 anos de idade. De acordo com a Emenda Constitucional n.º 59, de 11 de novembro de 2009, tal obrigatoriedade deverá ser implementada até o ano 2016. Acerca das novas demandas da Educação Básica, analise as afirmações com base na legislação seguir:
I. A Educação Infantil tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de até 5 anos de idade, contemplando os aspectos físico, social, intelectual e psicológico, realizando o papel anteriormente exercido pela família. II. É dever dos pais efetivar, na escola, a matrícula da criança com 4 anos de idade, cabendo à escola realizar o acompanhamento e o registro do desenvolvimento das crianças. III. A Educação Básica compreende a Educação Infantil, o Ensino Fundamental e o Ensino Médio. A Educação Infantil de 4 e 5 anos de idade é obrigatória para o acesso ao Ensino Fundamental. IV. Os currículos da educação infantil, do ensino fundamental e do ensino médio devem ter base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e em cada estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e dos educandos.
Marque a alternativa que apresenta o(s) item (itens) correto(s): 
Alternativas
Q2053015 Noções de Informática
Computação em nuvem, ou cloud computing, é uma tecnologia que permite acesso remoto a programas (softwares), arquivos (documentos, músicas, jogos, fotos, vídeos) e serviços por meio da internet, sem que os mesmos estejam instalados em computadores ou dispositivos específicos. Um serviço bastante difundido atualmente que utiliza essa tecnologia e tem a finalidade de armazenar e compartilhar arquivos entre os usuários é o: 
Alternativas
Q2053014 Noções de Informática
A imagem abaixo foi extraída de um documento editado no Microsoft Word:
14.png (364×249) 
É possível verificar que o texto está ilegível devido ao pouco distanciamento vertical entre as linhas do texto. A melhor forma de resolver esse problema e melhorar a legibilidade do texto é:
Alternativas
Q2053013 Noções de Informática
A imagem abaixo ilustra uma planilha feita no Microsoft Excel por uma secretária de uma escola municipal. O objetivo da planilha era controlar a quantidade de alunos interessados em participar de aulas extras nas disciplinas citadas.
13.png (370×142) 
Equivocadamente, a secretária aplicou a fórmula =SOMA(B2;B5;C2:C5) com o objetivo de obter o total de alunos (meninos e meninas) interessados nas aulas extras. Porém, o resultado obtido com a fórmula aplicada foi: 
Alternativas
Q2053008 Português
Texto 1 - Que país é este?

Imagine um país onde as pessoas só se preocupam com as aparências e escolhem suas profissões não por vocação ou pelo desejo de ser úteis à coletividade, mas apenas pelas vantagens pessoais e “pelo brilho do uniforme”. 
Imagine que lá os bacharéis em Direito, Medicina e Engenharia têm direito à prisão especial, mesmo que cometam os crimes mais repugnantes. E ninguém reclama, porque o povo tem um respeito quase religioso pelos nobres bacharéis. 
Trata-se de um país essencialmente agrícola; mas, paradoxalmente, não há de fato agricultura, porque tudo ali está baseado em latifúndio, monocultura e trabalho quase escravo.
Lá, a pobreza no campo é geral. A população vive oprimida por chefões políticos inúteis e por latifundiários que preferem viver nas cidades a trabalhar nas fazendas para produzir riquezas que possam ser compartilhadas com os trabalhadores.
Ainda que aquele país tenha uma população numerosa e miserável, os políticos incentivam a imigração em massa, em vez de investirem na população local e dividirem a riqueza do país com quem já vive nele. 
Grande parte dos fazendeiros vive à custa do café, que é a maior riqueza daquele país, mas também sua maior pobreza. Isso porque o preço do café é artificialmente controlado pelo governo, que desembolsa fortunas do dinheiro público para que o negócio das oligarquias se mantenha sempre lucrativo.
Os habitantes de lá sonham em viver fora do país, de modo que, como Robson Crusoé, a maioria se concentra no litoral, à espera de um navio que os carregue para terras melhores.
Os poderosos de lá, imaginem! Querem mais ser admirados nos países estrangeiros do que dentro do próprio país. E desprezam grande parte da população, até por preconceito de cor.
Naquele país ninguém vota em quem quer, mas em quem os poderosos mandam. E – coisa assombrosa – até os votos mortos votam.

(Hélio Seixas Guimarães. In: Os Bruzungangas. Lima
Barreto. São Paulo: FTD, 2013)
Analise o emprego das vírgulas nos trechos abaixo para responder ao que se pede:
1) E ninguém reclama, que o povo tem um respeito quase religioso pelos nobres bacharéis. 2) Grande parte dos fazendeiros vive à custa do café, que é a maior riqueza daquele país, mas também sua maior pobreza. 3) Lá, a pobreza no campo é geral. 4) (...) tudo ali está baseado em latifúndio, monocultura e trabalho quase escravo. 5) O preço do café é artificialmente controlado pelo governo, que desembolsa fortunas do dinheiro público, que o negócio das oligarquias se mantenha sempre lucrativo.
Nos trechos acima ocorrem cinco casos de emprego de vírgulas, devidamente numerados. Os números que indicam casos em que a vírgula foi empregada em função de idênticos motivos são
Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: C
4: B
5: E
6: C
7: E
8: B
9: A
10: B
11: C
12: C
13: E
14: A
15: D
16: D
17: D
18: E
19: C
20: D