Questões de Concurso
Foram encontradas 146 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
Em relação aos riscos que devem ser controlados pela Vigilância Sanitária, relacione adequadamente as colunas a seguir.
1. Riscos ocupacionais.
2. Riscos iatrogênicos.
3. Riscos sociais.
4. Riscos institucionais.
( ) Medicamentos, infecção hospitalar, sangue e hemoderivados, radiações ionizantes, tecnologias médico‐sanitárias, procedimentos e serviços de saúde.
( ) Creches, escolas, clubes, hotéis, motéis, portos, aeroportos, fronteiras, estações ferroviárias e rodoviárias, salão de beleza, saunas etc.
( ) Processo de produção, substâncias, intensidades, carga horária, ritmo e ambiente de trabalho.
( ) Transporte, alimentos, substâncias psicoativas, violências, grupos vulneráveis
e necessidades básicas insatisfeitas.
Em relação às áreas de manipulação de alimentos, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Os pisos devem ser de material resistente ao trânsito, impermeáveis, laváveis e antiderrapantes.
( ) As paredes devem ser revestidas de materiais permeáveis e laváveis e de cores claras.
( ) Os ângulos entre as paredes e o piso e entre as paredes e o teto devem ser de 90° e herméticos para facilitar a
limpeza.
( ) O teto deve ser constituído e/ou acabado de modo que impeça o acúmulo de sujeira e reduza ao mínimo a
condensação e a formação de mofo, sendo fácil de limpar.
A sequência está correta em
Sobre a Lei nº 5991/1973 e a Lei nº 6360/1976, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Abrangem as unidades congêneres que integram o serviço público civil e militar da administração direta e indireta (...) e demais entidades paraestatais e também as unidades de dispensação das instituições de caráter filantrópico ou beneficentes sem fins lucrativos.
( ) A dispensação de medicamentos é privativa de: farmácia; drogaria; posto de medicamento e unidade volante; e, dispensário de medicamentos.
( ) Será permitido o funcionamento de farmácia e drogaria sem a assistência do técnico responsável, ou de seu substituto, pelo prazo de até 40 dias.
( ) Os estabelecimentos abrangidos por esta Lei, integrantes da Administração Pública ou por ela instituídos, não necessitam de licença para funcionar, ficando sujeitos, porém, as exigências pertinentes às instalações, aos equipamentos e à aparelhagem adequados e à assistência e responsabilidade técnicas.
( ) É vedada a importação de medicamentos, drogas, insumos farmacêuticos e demais produtos – fins industriais e comerciais – sem prévia e expressa manifestação favorável do Ministério da Saúde.
A sequência está correta em
“A Comissão Nacional da Verdade determinou, em relatório final divulgado nesta quarta‐feira (10 de dezembro de 2014), que 377 pessoas são responsáveis pelas graves violações aos direitos humanos ocorridas entre 1946 e 1988. O trabalho do grupo incluiu dentre os culpados pelas mortes, torturas, desaparecimentos forçados, ocultações de cadáveres e prisões arbitrárias os cinco generais que presidiram o país durante o regime, ministros, além de outros militares e policiais diretamente envolvidos na repressão política.”
(Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/poder/2014/12/1560247‐relatorio‐afirma‐que‐crimes‐contra‐a‐humanidade‐foram‐sistematicos.shtml.)
“Em meio à comoção gerada pelos atentados terroristas em Paris, na França, um arcebispo nigeriano acusou países ocidentais de ignorarem a ameaça representada pelo grupo extremista Boko Haram. O arcebispo da cidade de Jos, Ignatius Kaigama, ainda pediu que a mesma atenção dada aos atentados na França seja dada aos militantes que atuam com cada vez mais violência no nordeste do país africano.”
(Disponível em: http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2015/01/150112_boko_haram_nigeria_mortes_rb.)
“Em meio à comoção gerada pelos atentados terroristas em Paris, na França, um arcebispo nigeriano acusou países ocidentais de ignorarem a ameaça representada pelo grupo extremista Boko Haram. O arcebispo da cidade de Jos, Ignatius Kaigama, ainda pediu que a mesma atenção dada aos atentados na França seja dada aos militantes que atuam com cada vez mais violência no nordeste do país africano.”
(Disponível em: http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2015/01/150112_boko_haram_nigeria_mortes_rb.)
I. Aos trabalhadores envolvidos na operação, manutenção e reparos.
II. À Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA.
III. Ao Serviço de Segurança e Medicina do Trabalho – SESMT.
IV. Ao chefe ou responsável pelo programa – PCMSO.
V. À fiscalização do Ministério do Trabalho e Emprego.
VI. Ao chefe da brigada de incêndio.
Estão corretas as alternativas
De acordo com a NR‐12 ‒ Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos, item 12.9, os pisos dos locais de trabalho onde houver máquinas e equipamentos e das áreas de circulação devem:
I. Ser mantidos limpos e livres de objetos, ferramentas e quaisquer materiais que ofereçam riscos de acidentes.
II. Ter características que previnam riscos provenientes de graxas, óleos e outras substâncias e materiais que os tornem escorregadios.
III. Ser nivelados e resistentes às cargas a que estão sujeitos.
Estão corretas as alternativas
I. Pobreza extrema.
II. Vínculos familiares interrompidos ou fragilizados.
III. Alternância entre existência e inexistência de moradia convencional regular.
IV. Utiliza os logradouros públicos e as áreas degradadas como espaço de moradia e de sustento, de forma temporária ou permanente, bem como as unidades de acolhimento para pernoite temporário ou como moradia provisória.
Estão corretas apenas as afirmativas