Questões de Concurso

Foram encontradas 146 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q748847 Direito Sanitário

Em relação aos riscos que devem ser controlados pela Vigilância Sanitária, relacione adequadamente as colunas a seguir.


1. Riscos ocupacionais.

2. Riscos iatrogênicos.

3. Riscos sociais.

4. Riscos institucionais.


(     ) Medicamentos, infecção hospitalar, sangue e hemoderivados, radiações ionizantes, tecnologias médico‐sanitárias, procedimentos e serviços de saúde.

(     ) Creches, escolas, clubes, hotéis, motéis, portos, aeroportos, fronteiras, estações ferroviárias e rodoviárias, salão de beleza, saunas etc.

(     ) Processo de produção, substâncias, intensidades, carga horária, ritmo e ambiente de trabalho.

(     ) Transporte, alimentos, substâncias psicoativas, violências, grupos vulneráveis e necessidades básicas insatisfeitas.

A sequência está correta em
Alternativas
Q748845 Direito do Consumidor
O art. 39, do Código de Defesa do Consumidor, preconiza as seguintes ações que o fornecedor não pode fazer porque são proibidas por lei, EXCETO:
Alternativas
Q748844 Direito do Consumidor
Publicidade, a propaganda de um produto ou serviço, deve ser de fácil entendimento. O Código de Defesa do Consumidor proíbe publicidade enganosa ou abusiva. É correto afirmar que publicidade
Alternativas
Q748843 Nutrição

Em relação às áreas de manipulação de alimentos, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.


(     ) Os pisos devem ser de material resistente ao trânsito, impermeáveis, laváveis e antiderrapantes.
(     ) As paredes devem ser revestidas de materiais permeáveis e laváveis e de cores claras.
(     ) Os ângulos entre as paredes e o piso e entre as paredes e o teto devem ser de 90° e herméticos para facilitar a limpeza.
(     ) O teto deve ser constituído e/ou acabado de modo que impeça o acúmulo de sujeira e reduza ao mínimo a condensação e a formação de mofo, sendo fácil de limpar.

A sequência está correta em

Alternativas
Q740272 Direito Sanitário

Sobre a Lei nº 5991/1973 e a Lei nº 6360/1976, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

(     ) Abrangem as unidades congêneres que integram o serviço público civil e militar da administração direta e indireta (...) e demais entidades paraestatais e também as unidades de dispensação das instituições de caráter filantrópico ou beneficentes sem fins lucrativos.

(     ) A dispensação de medicamentos é privativa de: farmácia; drogaria; posto de medicamento e unidade volante; e, dispensário de medicamentos.

(     ) Será permitido o funcionamento de farmácia e drogaria sem a assistência do técnico responsável, ou de seu substituto, pelo prazo de até 40 dias.

(     ) Os estabelecimentos abrangidos por esta Lei, integrantes da Administração Pública ou por ela instituídos, não necessitam de licença para funcionar, ficando sujeitos, porém, as exigências pertinentes às instalações, aos equipamentos e à aparelhagem adequados e à assistência e responsabilidade técnicas.

(     ) É vedada a importação de medicamentos, drogas, insumos farmacêuticos e demais produtos – fins industriais e comerciais – sem prévia e expressa manifestação favorável do Ministério da Saúde.

A sequência está correta em

Alternativas
Q740270 Farmácia
“Gestante, 30 anos, apresentou durante o período gestacional quadros hipertensivos. Para controle de sua pressão arterial e prevenção do desenvolvimento de pré‐eclâmpsia, seu médico prescreveu um anti‐hipertensivo; porém, após algum tempo, apresentou sonolência, episódios de hipotensão postural, sedação, cefaleia e vertigem.” Assinale a alternativa que descreve corretamente o(s) medicamento(s) prescrito(s).
Alternativas
Q740268 Farmácia
De acordo com a Resolução nº 585, de 29 de agosto de 2013, são atribuições clinicas do farmacêutico: I. Estabelecer e conduzir uma relação de cuidado centrada no paciente. II. Desenvolver, em colaboração com os demais membros da equipe de saúde, ações para a promoção, proteção e recuperação da saúde, e a prevenção de doenças e de outros problemas de saúde. III. Participar do planejamento e da avaliação da farmacoterapia, para que o paciente utilize de forma segura os medicamentos de que necessita, nas doses, frequência, horários, vias de administração e duração adequados, contribuindo para que o mesmo tenha condições de realizar o tratamento e alcançar os objetivos terapêuticos. IV. Analisar a prescrição de medicamentos quanto aos aspectos legais e técnicos. V. Realizar intervenções farmacêuticas e emitir parecer farmacêutico a outros membros da equipe de saúde, com o propósito de auxiliar somente na seleção e adição da farmacoterapia do paciente. VI. Solicitar quaisquer exames laboratoriais com a finalidade de monitorar os resultados da farmacoterapia. VII. Prescrever, conforme legislação específica, no âmbito de sua competência profissional. Estão corretas apenas as afirmativas
Alternativas
Q740266 Farmácia
Segundo a autora Barcellos (N.M.S. UFOP, acesso em 2015), “O sucesso terapêutico do tratamento de doenças em humanos depende de bases farmacológicas que permitam a escolha do medicamento correto, de forma científica e racional. Para isso, utiliza‐se um dos ramos da farmacologia conhecido como farmacocinética”. Com relação à farmacocinética, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q740264 Enfermagem
A validade de um estudo epidemiológico está associada aos erros sistemáticos conhecidos também como viés. Sobre os erros sistemáticos, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q619592 Atualidades
Enquanto muitos países da América Latina travam uma guerra intensa contra o tráfico de drogas, a Venezuela, que se encontra mergulhada numa gigantesca crise política, social e econômica, vive também um problema atípico no continente que se concentra, principalmente, nas regiões fronteiriças. Trata‐se
Alternativas
Q619590 Atualidades

“A Comissão Nacional da Verdade determinou, em relatório final divulgado nesta quarta‐feira (10 de dezembro de 2014), que 377 pessoas são responsáveis pelas graves violações aos direitos humanos ocorridas entre 1946 e 1988. O trabalho do grupo incluiu dentre os culpados pelas mortes, torturas, desaparecimentos forçados, ocultações de cadáveres e prisões arbitrárias os cinco generais que presidiram o país durante o regime, ministros, além de outros militares e policiais diretamente envolvidos na repressão política.”

(Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/poder/2014/12/1560247‐relatorio‐afirma‐que‐crimes‐contra‐a‐humanidade‐foram‐sistematicos.shtml.)

A conclusão apresentada pela CNV contraria o argumento usado pelas Forças Armadas desde os anos 1960 e refletido em parte da historiografia sobre o tema de que
Alternativas
Q619588 Atualidades
Considerada um dos principais instrumentos da política brasileira de combate ao trabalho escravo por várias autoridades e especialistas, a Lista Suja, como ficou conhecido o Cadastro de Empregadores que tenham submetido trabalhadores a condições análogas à escravidão, foi retirada do site do Ministério do Trabalho, no final de 2014, por
Alternativas
Q619586 Atualidades

“Em meio à comoção gerada pelos atentados terroristas em Paris, na França, um arcebispo nigeriano acusou países ocidentais de ignorarem a ameaça representada pelo grupo extremista Boko Haram. O arcebispo da cidade de Jos, Ignatius Kaigama, ainda pediu que a mesma atenção dada aos atentados na França seja dada aos militantes que atuam com cada vez mais violência no nordeste do país africano.”

(Disponível em: http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2015/01/150112_boko_haram_nigeria_mortes_rb.)

Com uma década de crescimento anual alto neste início de século, a Nigéria é, atualmente, uma das economias mais fortes do continente africano, com uma superpopulação formada por mais de 170 milhões de habitantes que vive fortes conflitos religiosos entre cristãos e muçulmanos e possui como fator impulsionador de seu crescimento econômico a
Alternativas
Q619585 Atualidades

“Em meio à comoção gerada pelos atentados terroristas em Paris, na França, um arcebispo nigeriano acusou países ocidentais de ignorarem a ameaça representada pelo grupo extremista Boko Haram. O arcebispo da cidade de Jos, Ignatius Kaigama, ainda pediu que a mesma atenção dada aos atentados na França seja dada aos militantes que atuam com cada vez mais violência no nordeste do país africano.”

(Disponível em: http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2015/01/150112_boko_haram_nigeria_mortes_rb.)

No norte da Nigéria, cerca de 70% das pessoas vivem na pobreza, ante quase 30% no sul e 35% no delta do rio Níger, de acordo com o Conselho de Relações Exteriores dos Estados Unidos. Tal constatação permite afirmar que a Nigéria, assim como a África,
Alternativas
Q619583 Segurança e Saúde no Trabalho
De acordo com a NR‐23, item 23.1.1, o empregador deve providenciar para todos os trabalhadores as seguintes informações, EXCETO:
Alternativas
Q619582 Direito Ambiental
A Lei nº 11.105, de 24 de março de 2005, em seu art. 1º, dispõe que “Esta Lei estabelece normas de segurança e mecanismos de fiscalização sobre a construção, o cultivo, a produção, a manipulação, o transporte, a transferência, a importação, a exportação, o armazenamento, a pesquisa, a comercialização, o consumo, a liberação no meio ambiente e o descarte de organismos geneticamente modificados – OGMs e seus derivados”. Trata‐se da Lei de
Alternativas
Q619581 Segurança e Saúde no Trabalho
De acordo com a NR‐12 – Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos, item 12.112.1, o registro das manutenções deve ficar disponível:  

I. Aos trabalhadores envolvidos na operação, manutenção e reparos.

II. À Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA.  

III. Ao Serviço de Segurança e Medicina do Trabalho – SESMT.

IV. Ao chefe ou responsável pelo programa – PCMSO.

V. À fiscalização do Ministério do Trabalho e Emprego.

VI. Ao chefe da brigada de incêndio.

Estão corretas as alternativas

Alternativas
Q619580 Segurança e Saúde no Trabalho

De acordo com a NR‐12 ‒ Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos, item 12.9, os pisos dos locais de trabalho onde houver máquinas e equipamentos e das áreas de circulação devem:

I. Ser mantidos limpos e livres de objetos, ferramentas e quaisquer materiais que ofereçam riscos de acidentes.

II. Ter características que previnam riscos provenientes de graxas, óleos e outras substâncias e materiais que os tornem escorregadios.

III. Ser nivelados e resistentes às cargas a que estão sujeitos.

Estão corretas as alternativas

Alternativas
Q619579 Segurança e Saúde no Trabalho
“As condições de trabalho incluem aspectos relacionados ao levantamento, transporte e descarga de materiais, ao mobiliário, aos equipamentos e às condições ambientais do posto de trabalho e à própria organização do trabalho.” As informações anteriores estão relacionadas à seguinte norma regulamentadora:
Alternativas
Q614464 Serviço Social
O Decreto nº 7.053, de 23 de dezembro de 2009, instituiu a política nacional para a população em situação de rua e seu comitê intersetorial de acompanhamento e monitoramento. Considera‐se população em situação de rua o grupo populacional heterogêneo que possui alguns fatores em comum. Analise os fatores comuns que são considerados, segundo a legislação e o contexto supracitado, para a caracterização da população em situação de rua.  

I. Pobreza extrema.

II. Vínculos familiares interrompidos ou fragilizados.

III. Alternância entre existência e inexistência de moradia convencional regular.

IV. Utiliza os logradouros públicos e as áreas degradadas como espaço de moradia e de sustento, de forma temporária ou permanente, bem como as unidades de acolhimento para pernoite temporário ou como moradia provisória.

Estão corretas apenas as afirmativas
Alternativas
Respostas
1: A
2: D
3: C
4: C
5: A
6: B
7: B
8: B
9: C
10: A
11: B
12: C
13: A
14: A
15: D
16: A
17: B
18: D
19: A
20: D