Questões de Concurso
Para idecan
Foram encontradas 24.779 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
O tratamento correto do diabetes significa manter uma vida saudável e o controle da glicemia, a fim de evitar possíveis complicações da doença. Todos os portadores de diabetes tipo 1 precisam tomar insulina diariamente. São os melhores locais para a aplicação de insulina, EXCETO:
Gonorreia é uma Doença Sexualmente Transmissível (DST) comum, que afeta tanto homens quanto mulheres. São sintomas da gonorreia, EXCETO:
Em relação a medidas de conforto e segurança do paciente, assinale a alternativa INCORRETA.
O sangue é de importância vital, pois participa da regulação da temperatura corporal, do controle do pH, do equilíbrio hidrossalino, da oxigenação tecidual, da defesa do organismo, da distribuição de nutrientes, entre outros. Sorologia é a avaliação
Pneumonia é uma infecção que se instala nos pulmões (órgão duplo localizado um de cada lado da caixa torácica). Pode acometer a região dos alvéolos pulmonares onde desembocam as ramificações terminais dos brônquios e, às vezes, os interstícios (espaço entre um alvéolo e outro). Em relação à pneumonia, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) É provocada pela penetração de um agente infeccioso ou irritante (bactérias, vírus, fungos e por reações alérgicas).
( ) A pneumonia química não é causada por vírus ou bactérias, mas, sim, pela inalação de substâncias agressivas ao pulmão, como a fumaça, agrotóxicos, ou outros produtos químicos.
( ) Secreções orais ou o conteúdo do estômago são aspirados para os pulmões e não causam pneumonia.
( ) O tratamento da pneumonia requer o uso de anti-inflamatórios e a melhora costuma ocorrer em três ou quatro dias.
A sequência está correta em
Em relação à punção venosa, associe corretamente as colunas a seguir.
1. Região da mão.
2. Região dos membros inferiores.
3. Região dos membros superiores.
( ) Veias de última escolha: veia safena magna.
( ) Braço (cefálica e basílica), antebraço (cefálica, cefálico-acessória, basílica, intermediária do antebraço).
( ) Veia basílica, veia cefálica e veias metacarpianas dorsais.
A sequência está correta em
Em relação aos sinais vitais, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) A avaliação dos sinais vitais instrumentaliza a equipe de saúde na tomada de decisão sobre as intervenções.
( ) Paciente com temperatura corporal de 36,1°C a 37,2°C é considerado com hipotermia.
( ) O pulso arterial é uma onda de pressão dependente da ejeção ventricular e, por isso, a análise do pulso arterial proporciona dados inestimáveis da ejeção ventricular esquerda, do mesmo modo que o pulso venoso expressa a dinâmica do enchimento ventricular direito.
( ) Bradipneia é a respiração difícil, trabalhosa ou curta. É sintoma comum de várias doenças pulmonares e cardíacas; pode ser súbita ou lenta e gradativa.
A sequência está correta em
Observe a sequência formada pelas letras a seguir:
C, F, I, L, . . .
O oitavo termo desta sequência é:
A bomba atômica e os jogos olímpicos
No exato momento em que no dia 6 de agosto de 2016 às 20 horas se inaugurarão os Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro, há 71 anos, no mesmo dia 6 de agosto de 1945 e na mesma hora correspondendo às 8h15 da manhã, será recordada, em Hiroshima no Japão, a nefasta data do lançamento da bomba atômica sobre a cidade. Vitimou 242.437 pessoas entre as que morreram na hora e as que posteriormente vieram a falecer em consequência da radiação nuclear.
O imperador Hirohito reconheceu, no texto de rendição no dia 14 de agosto, que se “tratava de uma arma que levaria à total extinção da civilização humana”. Dias após, ao aduzir, numa declaração ao povo, as razões da rendição, a principal delas era que a bomba atômica “provocaria a morte de todo o povo japonês”. Em sua sabedoria ancestral tinha razão.
A humanidade estremeceu. De repente deu-se conta de que, segundo o cosmólogo Carl Sagan, criamos para nós próprios o princípio de autodestruição. Não disse outra coisa Jean-Paul Sartre: “os seres humanos se apropriaram dos instrumentos de sua própria exterminação”. O grande historiador inglês, Arnold Toynbee, o último a escrever 12 tomos sobre a história das civilizações, aterrado, deixou escrito em suas memórias (Experiências 1969): “Vivi para ver o fim da história humana tornar-se uma possibilidade intra-histórica, capaz de ser traduzida em fato, não por um ato de Deus mas do homem”. O grande naturalista francês Thódore Monod disse enfaticamente: “somos capazes de uma conduta insensata e demente; pode-se a partir de agora temer tudo, tudo mesmo, inclusive a aniquilação da raça humana” (E se a aventura humana vier a falhar, 2000).
Com efeito, de pouco valeu o estarrecimento, pois continuaram a desenvolver armas nucleares mais potentes ainda, capazes de erradicar toda a vida do planeta e pôr um fim à espécie humana.
Atualmente há nove países detentores de armas nucleares que, conjuntamente, somam mais ou menos 17.000. E sabemos que nenhuma segurança é total. Os desastres de Tree Islands nos USA, de Chernobyl na Ucrânia e de Fukushima no Japão nos dão uma amostra convincente.
Pela primeira vez um Presidente norte-americano, Obama, visitou há dias, Hiroshima. Apenas lamentou o fato e disse: “a morte caiu do céu e o mundo mudou... começou o nosso despertar moral”. Mas não teve a coragem de pedir perdão ao povo japonês pelas cenas apocalípticas que lá ocorreram.
Vigora uma vasta discussão mundial sobre como avaliar tal gesto bélico. Muitos pragmaticamente afirmam que foi a forma encontrada de levar o Japão à rendição e poupar milhares de vidas de ambos os lados. Outros consideram o uso desta arma letal, na versão oficial japonesa, como “um ato ilegal de hostilidade consoante as regras do direito internacional”. Outros vão mais longe e afirmam tratar-se de um “crime de guerra” e até de “um terrorismo de Estado”.
Hoje estamos inclinados a dizer que foi um ato criminoso anti-vida, de nenhuma forma justificável, pois, pensando em termos ecológicos, a bomba matou muito mais do que pessoas, mas todas as formas de vida vegetal, animal e orgânica, além da destruição total dos bens culturais. Geralmente as guerras são feitas de exércitos contra exércitos, de aviões contra aviões, de navios contra navios. Aqui não. Tratou-se de uma “totaler Krieg” (guerra total) no estilo nazista de matar tudo o que se move, envenenar águas, poluir os ares e dizimar as bases físico-químicas que sustentam a vida. Porque Albert Einstein tinha consciência desta barbaridade se negou a participar no projeto da bomba atômica e a condenou, veementemente, junto com Bertrand Russel.
Ao lado de outras ameaças letais que pesam sobre o sistema-vida e o sistema-Terra, este nuclear continua sendo uma dos mais amedrontadores, verdadeira espada de Dâmocles colocada sobre a cabeça da humanidade. Quem poderá conter a irracionalidade da Coréia do Norte de deslanchar um ataque nuclear avassaladora?
Há uma proposta profundamente humanitária que nos vem de São Paulo, da Associação dos Sobreviventes de Hiroshima e Nagasaki (chamados de hibakusha, presume-se que haja uns 118 no Brasil), animada pelo militante contra a energia nuclear Chico Whitaker que no dia 6 de agosto, no momento da abertura dos Jogos Olímpicos, faça-se um minuto de silêncio pensando nas vítimas de Hiroshima. Mas não só. Também voltando nossas mentes para a violência contra as mulheres, os refugiados, os negros e pobres que são sistematicamente dizimados (só no Brasil em 2015 60 mil jovens negros), os indígenas, os quilombolas e os sem-terra e sem-teto, em fim, todas as vítimas da voracidade de nosso sistema de acumulação.
O prefeito de Hiroshima, nesse sentido, já encaminhou carta ao Comité Organizador dos Jogos no Rio de Janeiro. Esperamos que ele se sensibilize e promova esse grito silencioso contra as guerras de todo tipo e pela paz entre todos os povos.
(Leonardo Boff. Disponível em: http://www.jb.com.br/leonardo-boff/noticias/2016/06/11/a-bomba-atomica-e-os-jogos-olimpicos/.)
De acordo com o texto, é correto afirmar que:
A bomba atômica e os jogos olímpicos
No exato momento em que no dia 6 de agosto de 2016 às 20 horas se inaugurarão os Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro, há 71 anos, no mesmo dia 6 de agosto de 1945 e na mesma hora correspondendo às 8h15 da manhã, será recordada, em Hiroshima no Japão, a nefasta data do lançamento da bomba atômica sobre a cidade. Vitimou 242.437 pessoas entre as que morreram na hora e as que posteriormente vieram a falecer em consequência da radiação nuclear.
O imperador Hirohito reconheceu, no texto de rendição no dia 14 de agosto, que se “tratava de uma arma que levaria à total extinção da civilização humana”. Dias após, ao aduzir, numa declaração ao povo, as razões da rendição, a principal delas era que a bomba atômica “provocaria a morte de todo o povo japonês”. Em sua sabedoria ancestral tinha razão.
A humanidade estremeceu. De repente deu-se conta de que, segundo o cosmólogo Carl Sagan, criamos para nós próprios o princípio de autodestruição. Não disse outra coisa Jean-Paul Sartre: “os seres humanos se apropriaram dos instrumentos de sua própria exterminação”. O grande historiador inglês, Arnold Toynbee, o último a escrever 12 tomos sobre a história das civilizações, aterrado, deixou escrito em suas memórias (Experiências 1969): “Vivi para ver o fim da história humana tornar-se uma possibilidade intra-histórica, capaz de ser traduzida em fato, não por um ato de Deus mas do homem”. O grande naturalista francês Thódore Monod disse enfaticamente: “somos capazes de uma conduta insensata e demente; pode-se a partir de agora temer tudo, tudo mesmo, inclusive a aniquilação da raça humana” (E se a aventura humana vier a falhar, 2000).
Com efeito, de pouco valeu o estarrecimento, pois continuaram a desenvolver armas nucleares mais potentes ainda, capazes de erradicar toda a vida do planeta e pôr um fim à espécie humana.
Atualmente há nove países detentores de armas nucleares que, conjuntamente, somam mais ou menos 17.000. E sabemos que nenhuma segurança é total. Os desastres de Tree Islands nos USA, de Chernobyl na Ucrânia e de Fukushima no Japão nos dão uma amostra convincente.
Pela primeira vez um Presidente norte-americano, Obama, visitou há dias, Hiroshima. Apenas lamentou o fato e disse: “a morte caiu do céu e o mundo mudou... começou o nosso despertar moral”. Mas não teve a coragem de pedir perdão ao povo japonês pelas cenas apocalípticas que lá ocorreram.
Vigora uma vasta discussão mundial sobre como avaliar tal gesto bélico. Muitos pragmaticamente afirmam que foi a forma encontrada de levar o Japão à rendição e poupar milhares de vidas de ambos os lados. Outros consideram o uso desta arma letal, na versão oficial japonesa, como “um ato ilegal de hostilidade consoante as regras do direito internacional”. Outros vão mais longe e afirmam tratar-se de um “crime de guerra” e até de “um terrorismo de Estado”.
Hoje estamos inclinados a dizer que foi um ato criminoso anti-vida, de nenhuma forma justificável, pois, pensando em termos ecológicos, a bomba matou muito mais do que pessoas, mas todas as formas de vida vegetal, animal e orgânica, além da destruição total dos bens culturais. Geralmente as guerras são feitas de exércitos contra exércitos, de aviões contra aviões, de navios contra navios. Aqui não. Tratou-se de uma “totaler Krieg” (guerra total) no estilo nazista de matar tudo o que se move, envenenar águas, poluir os ares e dizimar as bases físico-químicas que sustentam a vida. Porque Albert Einstein tinha consciência desta barbaridade se negou a participar no projeto da bomba atômica e a condenou, veementemente, junto com Bertrand Russel.
Ao lado de outras ameaças letais que pesam sobre o sistema-vida e o sistema-Terra, este nuclear continua sendo uma dos mais amedrontadores, verdadeira espada de Dâmocles colocada sobre a cabeça da humanidade. Quem poderá conter a irracionalidade da Coréia do Norte de deslanchar um ataque nuclear avassaladora?
Há uma proposta profundamente humanitária que nos vem de São Paulo, da Associação dos Sobreviventes de Hiroshima e Nagasaki (chamados de hibakusha, presume-se que haja uns 118 no Brasil), animada pelo militante contra a energia nuclear Chico Whitaker que no dia 6 de agosto, no momento da abertura dos Jogos Olímpicos, faça-se um minuto de silêncio pensando nas vítimas de Hiroshima. Mas não só. Também voltando nossas mentes para a violência contra as mulheres, os refugiados, os negros e pobres que são sistematicamente dizimados (só no Brasil em 2015 60 mil jovens negros), os indígenas, os quilombolas e os sem-terra e sem-teto, em fim, todas as vítimas da voracidade de nosso sistema de acumulação.
O prefeito de Hiroshima, nesse sentido, já encaminhou carta ao Comité Organizador dos Jogos no Rio de Janeiro. Esperamos que ele se sensibilize e promova esse grito silencioso contra as guerras de todo tipo e pela paz entre todos os povos.
(Leonardo Boff. Disponível em: http://www.jb.com.br/leonardo-boff/noticias/2016/06/11/a-bomba-atomica-e-os-jogos-olimpicos/.)
Assinale a alternativa em que o trecho sublinhado apresenta função sintática DIFERENTE das demais.
Qual vitamina é essencial para o metabolismo dos carboidratos, aminoácidos e lipídios?
A exposição à luz solar deve ser suficiente para a maioria das pessoas produzirem a sua própria vitamina D, usando a luz ultravioleta e o colesterol da pele; portanto, ela é conhecida como a vitamina da luz solar. No seu metabolismo, a vitamina D deve ser ativada por duas hidroxilações sequenciais; onde ocorre a primeira?
O complexo B é um conjunto de nove vitaminas hidrossolúveis com importante ação no metabolismo celular. A solubilidade na água é uma das poucas características que elas compartilham. Em relação às suas fontes alimentares e deficiências, analise as afirmativas a seguir.
I. As fontes mais ricas de tiamina são o levedo e o fígado; entretanto, os grãos integrais são a fonte mais importante da vitamina.
II. A deficiência de riboflavina leva a anormalidades metabólicas que resultam na produção insuficiente de PLP.
III. Os sintomas de deficiência de niacina iniciam com fraqueza muscular, anorexia, indigestão e erupções cutâneas.
IV. As fontes mais importantes do ácido pantotênico em dietas mistas são as carnes (principalmente fígado e coração).
V. Cogumelos, abacates, brócolis, gemas de ovo, fermento, leite desnatado e batatas-doces são fontes de vitamina B6.
VI. Em indivíduos incapazes de sintetizar a vitamina C, sua deficiência aguda resulta em escorbuto.
Estão corretas as afirmativas
“No envelhecimento, o cuidado de nutrição, não está apenas no manejo da doença ou terapia de nutrição clínica, é necessário ampliá-lo com um forte foco em estilos saudáveis e prevenção de doenças. Na nutrição podem-se incluir três tipos de serviços preventivos. Na prevenção ________________, o gerenciamento de caso e o planejamento da alta muitas vezes envolvem problemas de mastigação e de apetite, dietas modificadas e limitações funcionais. A prevenção ________________ envolve a redução do risco e retardo no progresso de doenças crônicas relacionadas à nutrição para manter a funcionalidade e a qualidade de vida. Na prevenção ________________, a ênfase está na nutrição, na promoção da saúde e na prevenção de doenças.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.
A sequência está correta em
Alimentos e nutrientes podem alterar a ação farmacológica pretendida de um fármaco pelo aumento ou oposição aos efeitos da medicação. Um exemplo clássico de aumento do efeito do fármaco é a interação entre os inibidores da monoaminoxidase (IMAO) como sulfato de fenelzina (Nardil) ou tranilcipromina (Parnate) e agentes pressóricos como:
Em relação às diretrizes dietoterápicas para obesidade, relacione adequadamente as colunas a seguir.
1. Fibras.
2. Colesterol.
3. Líquidos.
4. Vitaminas e minerais.
( ) São atingidos os requerimentos totais nos planos de 1200 kcal ou maiores.
( ) Entre 20 a 30 g por dia.
( ) 1500 cc para cada 1000 kcal.
( ) Não mais que 300 mg/dia.
A sequência está correta em
Sobre a digestão, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Os açúcares da banana requerem alta digestão; portanto, não atravessam as células intestinais imediatamente.
( ) A digestão do amido acelera quando o pâncreas envia enzimas pancreáticas ao intestino delgado através do ducto pancreático.
( ) A digestão de proteínas é independente das proteases pancreática e intestinal.
A sequência está correta em
Para quebrar um dissacarídeo em dois, é preciso uma reação química:
Durante várias décadas, fatores dietéticos ganharam ou perderam importância como um componente importante na causa e tratamento da dispepsia, gastrite e úlcera péptica. Neste caso, é correto afirmar que
As manifestações de doença renal são significativas e as metas do cuidado nutricional dependem do distúrbio que está sendo tratado. Em relação aos cálculos renais, faz parte do tratamento nutricional, EXCETO: