Questões da Prova CESGRANRIO - 2013 - LIQUIGAS - Engenheiro Júnior - Elétrica

Foram encontradas 5 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q425881 Engenharia Elétrica
Para especificação da proteção contra curto-circuito de um circuito elétrico cuja seção do condutor é de 16 mm² , determinou-se que a corrente de curto no ponto de instalação da proteção é igual a 11,5 kA. Considerou-se, também, um curto-circuito simétrico e o valor da constante k da integral de Joule igual a 115 A.s1/2.mm-2 .
O tempo máximo, em milisegundos, em que a proteção deve atuar para que não haja danos ao circuito é
Alternativas
Q425878 Engenharia Elétrica
imagem-186.jpg
A Figura acima mostra, parcialmente, o diagrama elétrico de uma carga alimentada por uma fonte através de uma linha de transmissão. Supondo que ocorra um curto-circuito no ponto indicado, o valor da correnteimagem-188.jpg,em kA, é
Alternativas
Q425877 Engenharia Elétrica
Em um ponto de um sistema de potência equilibrado, ocorre um curto-circuito entre uma fase e o terra, através de uma impedância de curto imagem-173.jpg . As impedâncias equivalentes de sequências positiva, negativa e zero do sistema, no ponto em que ocorreu o curto, são imagem-177.jpg , imagem-175.jpg e imagem-178.jpg , respectivamente, e a tensão de sequência positiva no ponto, antes de ocorrer o curto, é igual a imagem-179.jpg.
O valor da corrente de curto que passa pela impedância imagem-180.jpg , em função dos dados apresentados, é
Alternativas
Q425872 Engenharia Elétrica
imagem-164.jpg
Um engenheiro deve calcular a corrente de curto-circuito trifásica num ponto entre as barras A e B do sistema elétrico radial apresentado acima, para que se possa fazer o ajuste do relé 50. O ponto do curto-circuito a ser calculado, para o ajuste adequado do relé, deve estar a 85% da linha de transmissão que une as duas barras.
Sendo a corrente de curto-circuito trifásica na barra A igual a 11 kA e a corrente de curto-circuito trifásica na barra B igual a 8,5 kA, qual a corrente de curto-circuito trifásica, em ampères, no ponto desejado para o ajuste do relé 50?
Alternativas
Q425857 Engenharia Elétrica
Considere as informações a seguir para responder a questão.
O circuito mostrado na Figura abaixo representa a modelagem de um transformador monofásico operando em regime permanente. A tensão nominal no lado primário (conexões H1 e H2) é de 1.000 V, enquanto a tensão nominal no lado secundário (conexões X1 e X2) é de 200 V. A resistência e a reatância de dispersão do enrolamento primário valem 5 O e j2,5 O, respectivamente, assim como a resistência e a reatância de dispersão do enrolamento secundário valem 0,2 O e j0,1 O, respectivamente. Os parâmetros referentes à magnetização e às perdas no núcleo foram desprezados. A potência nominal do transformador é de 4 kVA.
imagem-161.jpg
Um engenheiro, ao executar o ensaio de curto-circuito no transformador, conectou uma fonte de tensão controlável nos terminais do primário, enquanto os terminais do secundário estavam em curto-circuito. O procedimento realizado foi o de regular a amplitude da tensão aplicada pela fonte até que a corrente fornecida por ela fosse igual à corrente nominal do transformador.
Nessas condições, de acordo com o circuito da modela- gem apresentado, qual a tensão, em volts, aplicada no transformador?
Alternativas
Respostas
1: B
2: E
3: D
4: D
5: A