“O território em construção e seus confins alimentavam os m...
As palavras destacadas no segmento acima podem ser substituídas, sem prejuízo semântico, respectivamente, por:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (6)
- Comentários (4)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Tema central: A questão aborda interpretação de texto com foco em sinônimos, exigindo a identificação de palavras que, ao substituir os termos destacados, mantenham o mesmo sentido no contexto apresentado.
Justificativa da alternativa correta (B):
A alternativa correta é B) Limites, desejos, munidos.
- “Confins”: conforme a norma-padrão da língua e gramáticas como Bechara, significa “limites” ou “fronteiras”. O termo remete ao extremo, ao fim do território.
- “Anseios”: o texto se refere ao desejo ou aspiração de apropriação e exploração. Segundo Cunha & Cintra, “desejos” é sinônimo direto.
- “Providos”: refere-se a quem tem recursos ou está munido de algo. “munidos” expressa adequadamente a ideia de pessoas favorecidas ou bem supridas.
Assim, a alternativa B respeita o sentido original do trecho em todas as substituições.
Análise das alternativas incorretas:
- A) “Atributos, interesses, abastados”: “Atributos” não é sinônimo de “confins”; “atributos” são qualidades, não limites.
- C) “Projetos, interesses, ricos”: “Projetos” não condiz com “confins”. Além disso, “interesses” é diferente de “anseios” (interesses podem envolver razão, desejo é mais emocional); “ricos” é restritivo demais comparado a “providos”.
- D) “Bens, desejos, abastecidos”: ”Bens” refere-se a posses materiais, e não limites geográficos. “Abastecidos” poderia servir para recursos, mas não é a melhor escolha sem prejuízo semântico.
- E) “Fronteiras, vontades, poderosos”: “Fronteiras” pode, sim, substituir “confins”, mas “vontades” perde a intensidade de “anseios”, e “poderosos” não equivale a “providos” (poder pode não se referir a recursos materiais).
Estratégias para acertar questões desse tipo:
Leia atentamente o contexto das palavras e desconfie de sinônimos que pareçam “mais fracos” ou “mais fortes” do que o termo original. Sempre volte ao trecho e questione se a substituição preserva o sentido integral da frase. Segundo Bechara, “O contexto determina a precisão do sentido da palavra”.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Sinônimos:
Confins: fronteira, limite, raia, rincão.
Anseios: pretende, espera, visa, deseja, ambiciona, almeja, apetece, aspira.
Providos: munido, dotado, guarnecido, aparelhado, equipado, servido, sortido, armado.
Portanto, alternativa correta Letra B
GAB B
Esse tipo de questão, eu considero de nível extremamente alto
Não acredito que errei essa questão, poxa!!!.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo