No que concerne às funções dos governos e às diversas formas...
A função estabilizadora do Estado é desempenhada por meio da regulação, cujo objetivo é zelar pelos interesses dos usuários e pela eficiência na prestação de serviços públicos.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (14)
- Comentários (6)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Análise da Questão:
O tema central da questão é a função estabilizadora do Estado e suas formas de intervenção na atividade econômica. Esta é uma área importante do conhecimento em Economia para o cargo de Analista Judiciário, pois envolve a compreensão das políticas públicas e de como o governo age para manter o equilíbrio econômico.
Resumo Teórico:
A função estabilizadora do Estado envolve o uso de ferramentas de política econômica para estabilizar o ciclo econômico, controlar a inflação, promover o emprego e ajustar o crescimento econômico. Isso geralmente é realizado por meio de políticas fiscais e monetárias. A regulação, por outro lado, é mais relacionada à função alocativa e à função distributiva do Estado, que buscam corrigir falhas de mercado e redistribuir recursos.
Fontes Relevantes:
Para aprofundar seu entendimento, consulte a obra "Economia do Setor Público" de Joseph Stiglitz, onde são discutidas as funções do governo na economia, e as diretrizes do Manual de Economia do Setor Público.
Justificativa da Alternativa Correta:
A alternativa correta é E - errado. Isso se deve ao fato de a descrição apresentada no item atribuir à função estabilizadora do Estado um papel que é, na verdade, típico da função regulatória. A função estabilizadora atua por meio de políticas fiscais e monetárias, enquanto a regulação visa proteger os interesses dos usuários e assegurar a eficiência de serviços, o que é diferente da estabilização econômica.
Análise das Alternativas Incorretas:
No caso de uma questão "Certo ou Errado", nossa análise se concentra na justificativa do gabarito. O erro na afirmação está na confusão entre os papéis das diferentes funções do Estado na economia.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
ERRADO. A banca fez uma bagunça com os conceitos.
A regulação é um dos papéis do Estado, que os exerce por meio das agências reguladoras (ANAC, ANATEL, ANTAQ, ANVISA, ANS, ANEEL e assim por diante). É um Estado mais ausente na economia, pois passa atividades à iniciativa privada. Ele descentraliza para que haja mais eficiência na prestação de serviços públicos, mas precisa ficar de olho (regulando).
A função estabilizadora do Estado é manter a estabilidade econômica, com um alto nível de emprego e preços estáveis. Para isso, o governo utiliza instrumentos de política macroeconômica (políticas fiscal e monetária), visando à manutenção de níveis adequados de emprego,renda, inflação, taxa de câmbio, contas externas, endividamento público, etc.
Fonte:Estratégia (Heber Carvalho e Jetro Coutinho)
Só para complementar os estudos com um breve resumo sobre as funções do governo:
O governo possui 3 funções:
- Função Alocativa (Bens e Serviços puros)
- Função Estabilizadora (busca ajustar o nível geral de preços e de empregos no mercado);
- Função Distributiva (realiza ajustes na distribuição de renda com o objetivo de torná-la mais adequada socialmente, se apresentando por meio da cobrança de impostos e concessão de subsídios, principalmente.).
Alguns autores defendem uma quarta função, que aí sim seria a reguladora, mas não é amplamente aceita.
Bons estudos.
3 funções:
reguladora - regula
estabilizadora - estabiliza - (ex. inflação, balança comercial - política fiscal, etc
alocativa - alocação de bens e serviços
São 4 Funções:
Distributiva
Alocativa
Reguladora
Estabilizadora
Funções do governo: um governo possui funções alocativas, distributivas e estabilizadoras.
FUNÇÃO ALOCATIVA:: relaciona-se à alocação de recursos por parte do governo a fim de oferecer bens públicos (ex. rodovias, segurança), bens semi-públicos ou meritórios (ex. educação e saúde), desenvolvimento (ex. construção de usinas), etc.;
FUNÇÃO DISTRIBUTIVA: é a redistribuição de rendas realizada através das transferências, dos impostos e dos subsídios governamentais. Um bom exemplo é a destinação de parte dos recursos provenientes de tributação ao serviço público de saúde, serviço o qual é mais utilizado por indivíduos de menor renda.
FUNÇÃO ESTABILIZADORA: é a aplicação das diversas políticas econômicas a fim de promover o emprego, o desenvolvimento e a estabilidade, diante da incapacidade do mercado em assegurar o atingimento de tais objetivos. trata-se de intervenção direta do Estado na economia. Diferentemente, no papel de regulador do mercado, desempenha intervenção indireta.
O erro da questão está em misturar a função estabilizadora com o papel que desempenha enquanto regulador.
Resumindo: função estabilizadora não é sinônimo de regulação!
A função estabilizadora visa garantir o máximo de empregos dos fatores de produção, crescimento economico, estabilidaded doe preços. É desempenhada por meio de politicas monetárias (controle da quantidade de moeda que circula que economia - que impacta na inflação) e politicas fiscais ( relacionadas a tributação, gastos)
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo