🎯 Saiba o que estudar

Avançado com Treinador a partir de R$ 0,76/dia

As organizações do terceiro setor têm sido pioneiras na cria...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1900913 Direito Administrativo
As organizações do terceiro setor têm sido pioneiras na criação e manutenção de redes que operam nos níveis local, regional, nacional e internacional, trocando informações e articulando ações em torno de um objetivo comum. Uma rede fundamenta-se na
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Vamos analisar a questão sobre as organizações do terceiro setor e como elas operam em redes. O tema principal aborda o funcionamento dessas organizações em termos de estrutura e governança, que é uma parte relevante do estudo sobre Organização da Administração Pública.

As organizações do terceiro setor são entidades privadas sem fins lucrativos que contribuem para o desenvolvimento social. Elas muitas vezes operam em redes para maximizar o impacto de suas ações, promovendo a colaboração e o compartilhamento de recursos. A legislação brasileira não regulamenta especificamente esse tipo de rede, mas é importante entender as características gerais que as definem.

Alternativa Correta: B - autonomia dos integrantes, valores e objetivos compartilhados e multiliderança.

Esta alternativa está correta porque uma rede bem-sucedida no terceiro setor é marcada pela autonomia dos seus integrantes, o que permite que cada membro contribua individualmente enquanto compartilha dos mesmos valores e objetivos. A multiliderança é fundamental, pois não há uma hierarquia rígida, mas sim uma liderança distribuída que facilita a colaboração e inovação.

Por exemplo, imagine uma rede de ONGs que trabalham com proteção ambiental. Cada ONG tem autonomia para realizar suas atividades locais, mas todas compartilham o objetivo de preservar o meio ambiente, trocando informações e experiências para alcançar esse fim comum.

Análise das Alternativas Incorretas:

A - conectividade e informação disseminada exclusivamente pelo núcleo da rede aos demais membros.

Incorreta, pois sugere uma estrutura centralizada, onde apenas um núcleo tem o controle da informação. Isso é contrário ao conceito de redes no terceiro setor, que se baseiam na disseminação livre e horizontal de informações.

C - estrutura centralizada, em que os objetivos são passados a membros distintos da rede.

Essa alternativa está errada porque uma estrutura centralizada não reflete a dinâmica das redes no terceiro setor, que valorizam a descentralização e a colaboração.

D - obrigatoriedade de termo de cooperação entre os membros e estrutura organizacional com hierarquia dos integrantes.

Incorreta, pois a hierarquia rígida é contrária à flexibilidade e autonomia que caracterizam essas redes. Embora acordos de cooperação possam existir, eles não são obrigatórios nem hierárquicos.

E - participação voluntária, vinculada a uma subordinação aos membros do núcleo da rede.

Errada, pois a subordinação não é uma característica das redes do terceiro setor, que se baseiam em parcerias igualitárias e não em relações de superioridade.

Estratégia para resolver questões: Ao interpretar questões sobre redes e organizações do terceiro setor, preste atenção em palavras-chave como autonomia, colaboração e multiliderança. Essas são pistas importantes para identificar a estrutura correta dessas organizações.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

sem comentários rs

A questão versa acerca do Terceiro Setor. Nesse contexto, uma rede fundamenta-se, dentre outros, na autonomia dos integrantes, valores e objetivos compartilhados e multiliderança, conforme nos adverte Alcidir Mazutti Zanco, Fábio Corbari e Adilson Francelino Alves (p. 236):

 

quem é essa que se passa pela fcc?kkkkkkk

Oi Deus, sou eu de novo

Entidades do Terceiro Setor são organizações que não têm fim lucrativo e não pertencem ao Estado, mas procuram atender interesses coletivos. A reforma administrativa gerou dois novos títulos para o Terceiro Setor: • Organizações Sociais (OS); • Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP).

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo