No texto, a autora põe em xeque o conceito de direitos huma...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (5)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Tema central: Interpretação de texto e coerência textual. Trata-se de analisar a intenção da autora e a relação entre o conceito de direitos humanos e sua aplicação histórica, segundo as ideias do texto apresentado.
Justificativa da alternativa correta (E — errado):
A alternativa afirma que a autora “põe em xeque o conceito de direitos humanos e demonstra duvidar da sua real aplicabilidade desde seu surgimento no século XVIII...”. Ao proceder à leitura cuidadosa do texto, notamos que a autora não questiona o valor ou a legitimidade dos direitos humanos. O que ela faz, na verdade, é apontar limitações históricas em sua aplicação real.
Destaca-se, por exemplo, quando a autora observa que declarações como a de 1789, embora proclamassem universalidade, não garantiram esses direitos para mulheres, escravos, estrangeiros e outros grupos. Ao chamar atenção para isso, ela critica a prática histórica excludente dos direitos humanos e não o conceito em si. Ela busca uma compreensão sobre como esses homens conseguiram imaginar outros como iguais, mesmo vivendo em contextos de discriminação.
Estratégia para interpretar: Fique atento a palavras que expressam dúvidas, contestações ou juízos generalizantes. Nesse enunciado, o problema está em assumir que a autora “demonstra duvidar” do conceito de direitos humanos — o que não ocorre explicitamente nem implicitamente no texto.
Análise da alternativa “C” (certa):
Considerar esta alternativa correta seria incorreto, pois ela induz o candidato ao erro por meio de uma generalização. A autora não nega ou duvida do valor dos direitos humanos; expõe a distância entre o ideal proclamado e a prática histórica, como explicitam Koch e Travaglia (A coerência textual): interpretar exige separar opiniões do autor daquilo que ele narra como fato histórico.
Resumo da regra: O sentido atribuído ao texto deve ser apoiado naquilo que está explicitamente afirmado ou que decorra logicamente do conteúdo (cf. Bechara; Koch & Travaglia).
Em síntese: A autora reconhece a relevância dos direitos humanos e questiona, não sua essência, mas seus limites práticos históricos. Portanto, a resposta correta é a alternativa E) errado.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A autora demonstra ceticismo quanto à real universalidade dos direitos humanos desde seu surgimento. Ao expor as contradições históricas e os limites dessas declarações, ela sugere que a construção dos direitos humanos foi (e ainda é) um processo seletivo e excludente, o que justifica questionamentos sobre sua aplicabilidade e significado nos dias atuais.
ERRADO
ENUNCIADO: No texto, a autora põe em xeque o conceito de direitos humanos e demonstra duvidar da sua real aplicabilidade desde seu surgimento no século XVIII, mesmo que tenham sido assegurados na Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão.
ARGUMENTAÇÃO:
Ela demonstra duvida em relação a UNIVERSALIDADE dos direitos humanos, em relação a sua aplicabilidade é nítido que foi aplicado, mas que a sua extensão e alcance é posto em cheque nos argumentos da autora presente no último parágrafo do texto. "Como é que esses homens, vivendo em sociedades construídas sobre a escravidão, a subordinação e a subserviência aparentemente natural, chegaram a imaginar homens nada parecidos com eles, e, em alguns casos, também mulheres, como iguais? Se pudéssemos compreender como isso veio a acontecer, compreenderíamos melhor o que os direitos humanos significam para nós hoje em dia".
A autora não questiona a existência dos direitos humanos, mas problematiza sua aplicabilidade e abrangência no século XVIII, que era excludente.
ERRADO
Gabarito incorreto, conforme pontuado pelos colegas. Contudo, um outro ponto que pode ser observado é o fato dos direitos humanos não terem surgido no XVIII.
Veja o que diz o comando da questão:
''No texto, a autora põe em xeque o conceito de direitos humanos e demonstra duvidar da sua real aplicabilidade desde seu surgimento no século XVIII, mesmo que tenham sido assegurados na Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão.''
Portanto, trata-se de mais um indicativo, além dos pontos trazidos pelos colegas, que corrobora o gabarito da questão como sendo incorreto.
Plus:
A discussão sobre direitos humanos, como conhecemos hoje, começou a ganhar força no século XVIII. Isso se deu principalmente com as revoluções liberais e a influência das ideias iluministas, que defendiam a igualdade, a liberdade e a fraternidade. A Revolução Francesa e a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, em 1789, foram marcos importantes nesse contexto.
Os estudiosos que questionaram, não foi a autora que colocou em xeque
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo