O modelo de administração gerencial implementado em meados d...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2025 Banca: FCC Órgão: MPE-PI Prova: FCC - 2025 - MPE-PI - Técnico Ministerial |
Q3735572 Administração Pública
O modelo de administração gerencial implementado em meados dos anos 1990 a partir da Reforma do Aparelho do Estado, capitaneada pelo Ministro Bresser Pereira, trouxe como uma de suas balizas 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Tema central: O tema central aborda os efeitos da Reforma do Aparelho do Estado dos anos 1990, especialmente o modelo de administração gerencial no Brasil.

Explicação didática: A administração pública gerencial, inspirada em princípios do setor privado, visa eficiência, foco em resultados e descentralização. O Estado se concentra nas funções estratégicas e, para serviços não exclusivos (como saúde e educação), parceria com entidades privadas é estimulada. As Organizações Sociais (OS) representam essas parcerias, atuando a partir de contratos de gestão com metas e flexibilidade operacional.

Justificativa da alternativa correta (A): Ela expressa exatamente esse fundamento: transferência de atividades não exclusivas de Estado a entidades da sociedade civil sem fins lucrativos, via contrato de gestão. Isso está em conformidade com a Emenda Constitucional nº 19/1998 (princípio da eficiência, art. 37) e com o modelo defendido por Bresser-Pereira.

Análise das alternativas incorretas:

B) Errada: O núcleo estratégico do Estado é justamente aquele que não pode ser delegado ou concedido ao setor privado (ex.: defesa, justiça, formulação de políticas).

C) Errada: O objetivo da reforma foi reduzir o Estado empresário, promovendo privatizações, e não aumentar empresas estatais.

D) Errada: A reforma propôs controles mais flexíveis e foco em resultados, não em controles rígidos e preventivos (tipicamente burocráticos).

E) Errada: Concurso público permanece obrigatório para sociedades de economia mista e empresas públicas (art. 37, II, Constituição).

Dicas para não errar: Atenção a palavras técnicas: núcleo estratégico ≠ atividades delegáveis; contrato de gestão remete a OS e não ao setor estatal. Fique atento a afirmativas que sugerem flexibilização de concursos: elas costumam estar erradas em provas!

Referências para aprofundar: Constituição Federal (art. 37); Bresser-Pereira, L. C. – Reforma do Estado (anos 1990); manuais de Administração Pública como Di Pietro e José Matias-Pereira.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Isso descreve exatamente um dos pilares centrais do modelo gerencial da Reforma do Aparelho do Estado (1995), proposta por Bresser-Pereira:

  • criação das Organizações Sociais (OS)
  • transferência de serviços não exclusivos do Estado (educação, cultura, pesquisa, saúde, etc.)
  • contratos de gestão → instrumento típico da administração gerencial
  • foco em eficiência, resultados e controle por desempenho

Esse era um dos maiores marcos da reforma.

“a transferência de atividades não exclusivas de Estado a entidades da sociedade civil sem fins lucrativos, mediante celebração de contratos de gestão.”

Isso corresponde aos Organizações Sociais (OSs) e aos contratos de gestão, instrumentos criados na Reforma Gerencial de 1995, dentro do Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado, conduzido por Bresser-Pereira.

Esse modelo buscava:

  • Estado mais enxuto
  • Descentralização
  • Foco em resultados
  • Parcerias com o terceiro setor
  • Eficiência gerencial

Por que as demais estão incorretas?

O “núcleo estratégico” é justamente o que NÃO pode ser delegado: poderes essenciais do Estado (regulação, fiscalização, segurança, etc.).

Quem pode ser delegado são atividades não exclusivas, não o núcleo.

A Reforma Gerencial buscou reduzir a intervenção estatal — não ampliar empresas estatais.

O modelo gerencial defendia controles mais flexíveis, focados em resultados, não controles mais rígidos.

A reforma não aboliu concurso público.

Ela propôs maior flexibilidade apenas para organizações sociais, não para sociedades de economia mista (que continuam exigindo concurso, conforme CF/88 e jurisprudência).

A) GABARITO

B) NAO DELEGA NUCLEO ESTRATEGICO

C) ISSO AÍ OCORREU DÉCADAS ANTES

D) CONTROLE A POSTERIORI

E) CONCURSO FORTALECIDO

TENDO Q ENFRENTAR TODA MANHA... E SE PREOCUPAR COM SUA FAMILIA

Revisar

massa

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo