Tendo em vista o disposto nas Diretrizes e Bases da Educação...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q4277802 Pedagogia
Tendo em vista o disposto nas Diretrizes e Bases da Educação Nacional - Lei Federal n.º 9.394/1996, reflita se os itens são (C) certos ou (E) errados depois marque a alternativa correspondente.
( ) Entende-se por Educação Especial a modalidade de educação escolar oferecida, exclusivamente, na rede regular de ensino, para educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação.
( ) O atendimento educacional será feito em classes, escolas ou serviços especializados, sempre que, em função das condições específicas dos alunos, não for possível a sua integração nas classes comuns de Ensino Regular.
( ) Os sistemas de ensino assegurarão aos educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação currículos, métodos, técnicas, recursos educativos e organização específicos, para atender às suas necessidades.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

não é exclusivamente, e sim preferencialmente. por isso a primeira está errada.

Análise de cada item com base na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB - Lei n.º 9.394/1996), especificamente no Capítulo V (Da Educação Especial):

  • (E) Item 1: Entende-se por Educação Especial a modalidade de educação escolar oferecida, exclusivamente, na rede regular de ensino...
  • Errado. O art. 58 da LDB define que a educação especial é oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, e não exclusivamente.
  • (C) Item 2: O atendimento educacional será feito em classes, escolas ou serviços especializados, sempre que, em função das condições específicas dos alunos, não for possível a sua integração nas classes comuns de Ensino Regular.
  • Certo. Reproduz a literalidade do art. 58, § 2.º, da LDB.
  • (C) Item 3: Os sistemas de ensino assegurarão aos educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação currículos, métodos, técnicas, recursos educativos e organização específicos, para atender às suas necessidades.
  • Certo. Reproduz a literalidade do art. 59, inciso I, da LDB.

A sequência correta é E – C – C.

A alternativa correspondente é a B.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo