Nos últimos anos importantes descobertas sobre vários fator...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2781409 Medicina
Nos últimos anos importantes descobertas sobre vários fatores de risco para progressão da doença renal crônica (DRC) ficaram evidentes e, independentemente da etiologia da DRC, os mecanismos fisiopatológicos que levam a destruição do parênquima renal covergem para uma via comum, caracterizada pela presença de fibrose intersticial progressiva e atrofia tubular, que estão intimamentes relacionadas a perda da função renal. Todos os fatores abaixo estão implicados com a gênese ou a progressão da DRC, EXCETO:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Tema central da questão: A questão exige identificar entre os fatores apresentados aquele que não está diretamente implicado na gênese ou progressão da Doença Renal Crônica (DRC). Para acertar, é fundamental compreender os mecanismos fisiopatológicos que levam à lesão renal progressiva, sobretudo a fibrose intersticial e atrofia tubular, comuns a diversas etiologias da DRC.

Justificativa da alternativa correta (D – ADAMTS-13):

O ADAMTS-13 trata-se de uma metaloprotease plasmática com função principal na clivagem do fator de von Willebrand, sendo primordial em processos hemostáticos, especialmente na prevenção da Púrpura Trombocitopênica Trombótica (PTT). Não há relação direta comprovada nos mecanismos que promovem lesão, fibrose ou progressão da DRC. As principais referências em nefrologia, como Harrison’s Principles of Internal Medicine e as diretrizes do Ministério da Saúde, não incluem o ADAMTS-13 como fator fisiopatológico envolvido na DRC.

Análise crítica das alternativas incorretas:

  • A) TFG-β1: Fator de crescimento amplamente estudado; central na indução de fibrose intersticial renal (estímulo de produção de matriz extracelular e inibição da sua degradação). O PCDT de DRC do MS destaca a importância de citocinas e mediadores fibrogênicos nesse contexto.
  • B) PDGF: Fator mitogênico e quimiotático para células mesangiais e fibroblastos, contribuindo significativamente para o desenvolvimento de fibrose e proliferação celular no parênquima renal, papel consolidado em revisões da UpToDate e literatura de nefrologia.
  • C) FGF (principalmente FGF23): Associado ao metabolismo mineral e à progressão da DRC; níveis elevados correlacionam-se com disfunção renal e complicações cardiovasculares.
  • E) ANG II: Angiotensina II é protagonista na fisiopatologia da DRC, participando da progressão do dano via vasoconstrição, estímulo à resposta inflamatória e promoção de fibrose.

Estratégias de prova: Este tipo de questão frequentemente traz termos técnicos pouco associados à rotina da Nefrologia (pegadinha!). Ao encontrar uma alternativa como ADAMTS-13 – classicamente associada à hemostasia e não à nefropatia crônica –, o candidato deve desconfiar.

Em resumo: ADAMTS-13 não faz parte dos principais mecanismos implicados na gênese ou progressão da DRC. A alternativa D está correta.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo