Acerca de noções de administração de recursos humanos no ser...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q736549 Legislação Federal

Acerca de noções de administração de recursos humanos no serviço público, avalie os itens:

I. A técnica indicada para seleção de pessoal que enfatiza aspectos comportamentais, bem como evidencia a liderança do candidato e a facilidade no relacionamento com as outras pessoas, é a Dinâmica de grupo (simulação);

II. O prazo de validade dos concursos públicos definido pela Constituição Federal de 1988 e é de até dois anos e permite sua prorrogação uma vez, por igual período;

III. Recrutamento pode ser definido como o conjunto de atividades para atrair candidatos para uma organização. Nos recrutamentos externos é fomentado o desenvolvimento profissional dos atuais empregados e renovada a cultura organizacional;

IV. Nos recrutamentos internos, há redução da margem de erro na análise dos valores, habilidades e competências do candidato, devido ao volume de informações que a organização já dispõe a respeito das pessoas que nela trabalham;

V. A entrevista de seleção, o treinamento e a reciclagem são políticas de desenvolvimento de recursos humanos;

VI. Comparar requisitos de um cargo com as características de um candidato pode ser corretamente considerado um processo de seleção de pessoas.

Estão CORRETOS somente os itens:

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Comentário do Gabarito – Assistente em Administração

1. Interpretação e legislação aplicável:
A questão aborda Administração de Recursos Humanos no serviço público, mais especificamente recrutamento, seleção, desenvolvimento e validade de concursos públicos. O ponto legal central é a Constituição Federal de 1988, art. 37, III: “o prazo de validade do concurso público será de até dois anos, prorrogável uma vez, por igual período.”

2. Tema central:
Conhecer os conceitos fundamentais das práticas de RH no setor público, como técnicas de seleção, recrutamento interno e externo, e noções de desenvolvimento de servidores.

3. Análise dos itens corretos (Gabarito: E):
I. A dinâmica de grupo avalia liderança e comportamento, correta.
II. O prazo de validade dos concursos consta na CF/88, art. 37, III, correta.
IV. No recrutamento interno, a organização já dispõe de mais informações sobre seus funcionários, reduzindo erros na seleção.
VI. Comparar requisitos do cargo com as características do candidato é etapa essencial e típica do processo seletivo.

Exemplo prático:
Se um concurso foi homologado em 2022, pode vigorar até 2024 e ser prorrogado até 2026. Para preencher vaga, a administração pode preferir promoção interna, aproveitando histórico do ocupante.

4. Por que os outros itens estão errados?
III. Nos recrutamentos externos, o foco é trazer novos talentos, não valorizar atuais empregados ou renovar a cultura organizacional. Como destaca Chiavenato, o recrutamento interno valoriza os talentos existentes.
V. Entrevista de seleção é procedimento de seleção e admissão; treinamento e reciclagem, sim, são para desenvolvimento, mas colocá-las todas como “políticas de desenvolvimento” é incorreto.

Pegadinha da questão:
Fique atento à inversão entre recrutamento interno/externo (item III) e à generalização do item V. Questões de concurso costumam explorar esses detalhes para induzir ao erro.

Doutrina: Olhe para autores como Chiavenato e José Carlos Dutra de Oliveira para diferenciar efetivamente os conceitos de recrutamento e seleção.

Conclusão: Foque em definições técnicas e atenção à literalidade da lei.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

III - NO RECRUTAMENTO EXTERNO NÃO HÁ ESTIMULAÇÃO/FOMENTO DOS ATUAIS EMPREGADOS DA EMPRESA. MUITO PELO CONTRÁRIO, ACABA MUITAS VEZES DESMOTIVANDO ALGUNS QUE AGUARDAM UMA PROMOÇÃO, POR EXEMPLO. 

V -  A ENTREVISTA DE SELEÇÃO É UMA TÉCNICA DE SELEÇÃO E NÃO FAZ PARTE DAS POLÍTICAS DE DESENVOLVIMENTO DE RH.

 

DEMAIS ALTERNATIVAS ESTÃO CORRETAS.

GABARITO E

Acrescento que na assertiva II é comum a copese e as demais bancas afirmarem que o período de prorrogação da validade do concurso é de mais dois anos. Trata-se de uma pegadinha batida, pois a prorrogação deve ser de no máximo uma vez, por igual período, de sorte que se a validade de um concurso, a título exemplificativo, for de 1 ano só se pode prorrogar por mais 1 ano.

OBS:

edital --> recrutamento (atrair candidatos).

concurso -> seleção (escolher candidatos).

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo