Um adolescente previamente saudável está há 3 semanas com c...
Seu pediatra, com o qual tem bom vínculo, realizou consultas e exames complementares, e descartou uso de drogas ou doença orgânica.
Segundo o Manual de Diagnóstico e Estatística de Transtornos Mentais DSM-5, o quadro é característico de transtorno
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos esclarecer o tema central da questão. Aqui, estamos lidando com um quadro clínico de um adolescente que apresenta sintomas compatíveis com um transtorno depressivo, segundo o Manual de Diagnóstico e Estatística de Transtornos Mentais (DSM-5). Para resolver essa questão, é essencial compreender os critérios diagnósticos dos diferentes tipos de transtornos depressivos descritos no DSM-5.
A alternativa correta é: C - transtorno depressivo maior severo. Vamos entender por quê:
Justificação da alternativa correta:
- O adolescente apresenta sintomas intensos, como comportamento depressivo, irritabilidade, perda de interesse em todas as atividades, distúrbios do apetite e sono, falta de energia, dificuldades de concentração, sentimentos de inutilidade e culpa, além de pensamentos suicidas. Esses sintomas são característicos de um transtorno depressivo maior severo, conforme o DSM-5. A gravidade dos sintomas, especialmente os pensamentos suicidas, justifica a classificação como "severo".
Análise das alternativas incorretas:
- A - Transtorno depressivo maior leve: Este diagnóstico seria inadequado, pois a descrição dos sintomas é intensa e impactante, especialmente devido aos pensamentos suicidas, o que não é compatível com um quadro leve.
- B - Transtorno depressivo persistente: Também conhecido como distimia, caracteriza-se por sintomas depressivos mais leves, porém crônicos (duração mínima de 2 anos). O caso não se encaixa aqui devido à gravidade e início recente dos sintomas.
- D - Transtorno depressivo maior moderado: Embora similar à alternativa correta, ainda subestima a gravidade dos sintomas, especialmente os pensamentos suicidas.
- E - Transtorno disruptivo da regulação do humor: Este transtorno é mais comum em crianças e caracteriza-se por irritabilidade crônica e explosões de raiva, não contemplando o quadro depressivo apresentado.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo