Renan, maior e capaz, que se encontra com os seus direitos ...
Irresignado com a situação apresentada, Renan pretende ingressar, em Juízo, com uma ação popular, para questionar a medida adotada pelo Poder Público.
Sobre esse cenário, considerando as disposições da Constituição Federal, assinale a afirmativa correta.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (13)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: E
Fundamento decisivo: Constituição da República, art. 5º, LXXIII: "qualquer cidadão é parte legítima para propor ação popular que vise a anular ato lesivo ao patrimônio público ou de entidade de que o Estado participe, à moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimônio histórico e cultural, ficando o autor, salvo comprovada má-fé, isento de custas judiciais e do ônus da sucumbência;". Como o enunciado informa que Renan está com os direitos políticos suspensos, ele não ostenta, para esse fim, a condição de cidadão exigida pela Constituição e, por isso, não tem legitimidade ativa para ajuizar ação popular, embora o objeto narrado seja, em tese, constitucionalmente tutelável por essa ação.
- Em ação popular, confira primeiro a legitimidade ativa: a Constituição exige cidadão, não basta ser maior e capaz.
- Se o enunciado mencionar suspensão de direitos políticos, teste imediatamente o impacto disso sobre a cidadania exigida para a ação popular.
- Não elimine nem valide alternativa apenas pelo objeto tutelado ou pela isenção de custas; antes verifique se o autor pode propor a ação.
- Memorize que o art. 5º, LXXIII, inclui expressamente patrimônio histórico e cultural entre os bens protegidos pela ação popular.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
não poderá ajuizar uma ação popular, na medida em que está com os seus direitos políticos suspensos, na forma da lei.
Ai eu vacilei...Direitos politicos suspenso...
Artigo 5º, CF88 LXXIII - qualquer cidadão é parte legítima para propor ação popular que vise a anular ato lesivo ao patrimônio público ou de entidade de que o Estado participe, à moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimônio histórico e cultural, ficando o autor, salvo comprovada má-fé, isento de custas judiciais e do ônus da sucumbência;
GABARITO: E
Para entender o porquê, vamos analisar os requisitos constitucionais para o ajuizamento de uma Ação Popular, conforme estabelecido no Art. 5º, inciso LXXIII, da Constituição Federal de 1988:
Qualquer cidadão é parte legítima para propor ação popular que vise a anular ato lesivo ao patrimônio público ou de entidade de que o Estado participe, à moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimônio histórico e cultural, ficando o autor, salvo comprovada má-fé, isento de custas judiciais e do ônus da sucumbência.
O ponto central da questão não é o objeto da ação (que está correto, pois a Ação Popular serve sim para proteger o patrimônio histórico e cultural), mas sim a legitimidade ativa de Renan.
- Conceito de Cidadão: no Direito Constitucional brasileiro, "cidadão" não é apenas quem nasceu no Brasil ou é maior de idade. Cidadão é aquele que está no pleno gozo de seus direitos políticos.
- A Prova da Cidadania: para ajuizar essa ação, é indispensável a apresentação do título de eleitor ou documento que comprove a regularidade com a Justiça Eleitoral.
- O Impedimento: como o enunciado afirma que Renan está com os seus direitos políticos suspensos, ele perdeu temporariamente a qualidade de cidadão. Portanto, ele carece de legitimidade para propor a Ação Popular.
Lembrando que o Ministério Público não detém a primazia da Ação Popular. Ele atua como fiscal da ordem jurídica e pode prosseguir com a ação caso o autor desista, mas a legitimidade original é do cidadão.
Direto ao ponto:
- Ação Popular: visa a anular ato lesivo ao patrimônio público ou de entidade de que o Estado participe, à moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimônio histórico e cultural
- Legitimidade ativa: qualquer cidadão
- Cidadão = possui direitos políticos ativos
- Suspensão dos direitos políticos: impede propor ação popular
- Regra de Custas/Sucumbência: isento, salvo má-fé
Logo, Renan não pode.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo