Pacientes com síndrome de dumping podem apresentar perda de ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1338236 Nutrição
Pacientes com síndrome de dumping podem apresentar perda de peso e desnutrição, causadas pela ingestão inadequada, má absorção ou uma combinação de ambas. Analise as afirmativas a seguir sobre o seu tratamento nutricional:
I- As proteínas e lipídios são mais bem tolerados que os carboidratos, porque são hidrolisados mais lentamente em substâncias osmoticamente ativas; II- Devem-se limitar as quantidades de lactose, sacarose e dextrose, pois são hidrolisadas rapidamente; III- Para esses pacientes, é preferível ingerir os líquidos em conjunto com as refeições para melhor tolerância; IV- Deitar-se imediatamente após as refeições pode diminuir a gravidade dos sintomas.
São corretas as afirmativas:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Para resolver a questão proposta, precisamos compreender a síndrome de dumping, uma condição comum em pacientes submetidos a cirurgias gástricas, como a gastrectomia, que resulta na rápida passagem de alimentos do estômago para o intestino delgado. Essa condição pode causar sintomas como hiperglicemia inicial seguida de hipoglicemia, devido à rápida absorção de carboidratos.

Vamos analisar as afirmativas:

I- As proteínas e lipídios são mais bem tolerados que os carboidratos, porque são hidrolisados mais lentamente em substâncias osmoticamente ativas.
Esta afirmativa está correta. De fato, proteínas e lipídios são metabolizados mais lentamente, o que ajuda a evitar a criação de um ambiente osmóticamente ativo no intestino delgado, minimizando os sintomas de dumping. Segundo o livro "Krause: Alimentos, Nutrição e Dietoterapia", uma dieta rica em proteínas e lipídios é recomendada para esses pacientes.

II- Devem-se limitar as quantidades de lactose, sacarose e dextrose, pois são hidrolisadas rapidamente.
Correto. A rápida hidrólise destes carboidratos simples aumenta a pressão osmótica no intestino, piorando os sintomas da síndrome de dumping. Limitar esses açúcares é uma estratégia bem documentada em diretrizes nutricionais.

III- Para esses pacientes, é preferível ingerir os líquidos em conjunto com as refeições para melhor tolerância.
Esta afirmativa está incorreta. Recomenda-se que líquidos sejam consumidos entre as refeições, e não durante, para evitar sobrecarregar o intestino de uma vez só, fato também apoiado pelo "Manual de Nutrição Clínica" de Morley.

IV- Deitar-se imediatamente após as refeições pode diminuir a gravidade dos sintomas.
Correto. Deitar-se após as refeições pode retardar o esvaziamento gástrico, diminuindo a gravidade dos sintomas de dumping, conforme orientações práticas em nutrição clínica.

A alternativa A, com as afirmativas I, II e IV, é a resposta correta, pois todas essas proposições são adequadas ao manejo nutricional de pacientes com síndrome de dumping.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo