Em relação aos tumores hipofisários, neoplasias de ocorrênci...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2014 Banca: IDECAN Órgão: HC-UFPE
Q1198256 Medicina
Em relação aos tumores hipofisários, neoplasias de ocorrência frequente que representam 10% a 15% de todas as neoplasias intracranianas em material cirúrgico e são encontrados em até 27% de autópsias não selecionadas, analise. 
I. Os adenomas somatotróficos são responsáveis por 99% dos casos de hipersecreção de GH. 
II. Os prolactinomas são os adenomas hipofisários secretores mais prevalentes. 
III. Os corticotrofinomas são a causa mais frequente de hipercortisolismo. Esse excesso de ACTH causa a doença de Cushing. 
IV. Os carcinomas hipofisários correspondem a 85% dos tumores hipofisários. 
Estão corretas as afirmativas 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Tema central: A questão aborda os tumores hipofisários, com foco em prevalência e apresentação clínica dos principais tipos de adenomas e carcinomas da hipófise. Uma compreensão adequada desse tema é essencial porque os tumores hipofisários são frequentes em neuroendocrinologia, com implicações diagnósticas e terapêuticas relevantes na prática médica e concursos públicos.

Justificativa da alternativa correta (E):

Afirmativa I: Correta. Os adenomas somatotróficos realmente são responsáveis pela imensa maioria (até 99%) dos quadros de hipersecreção de GH, levando à acromegalia em adultos e gigantismo em crianças. Esse dado é ratificado por diretrizes internacionais e pelo manual “Harrison’s Principles of Internal Medicine”.

Afirmativa II: Correta. Os prolactinomas de fato são os adenomas hipofisários secretores mais prevalentes, representando cerca de 40% dos tumores funcionais segundo o PDQ Tumores de Hipófisis e materiais de referência nacionais.

Afirmativa III: Correta. Os corticotrofinomas são a causa mais frequente de doença de Cushing hipofisária (Cushing central), pois produzem ACTH em excesso, levando ao hipercortisolismo endógeno – “Excesso de ACTH causa a doença de Cushing” confirma a relação fisiopatológica correta.

Afirmativa IV: Incorreta. Carcinomas hipofisários são extremamente raros, e NÃO correspondem a 85% dos tumores hipofisários. Eles representam apenas 0,1% a 0,2% dos tumores da hipófise (Protocolo PDQ de tumores de hipófise). O erro da assertiva IV é clássico em concursos, funciona como “pegadinha” em perguntas sobre prevalência.

Por que as alternativas incorretas estão erradas?

- A) Inclui a IV, que está incorreta.#
- B) Deixa de fora a III, que é correta.
- C) Omite a II, que também está correta.
- D) Inclui a IV (errada) e exclui I e III (certas).

Dica de prova: Atenção a valores epidemiológicos – tumores malignos da hipófise são muito raros; a grande maioria são adenomas, benignos.

Segundo o PDQ Tumores de Hipófise: “La mayor parte de las neoplasias hipofisarias son adenomas, con una incidencia general estimada del 17%.”

Resumo: As afirmativas I, II e III estão corretas, fundamentadas em epidemiologia e fisiopatologia das neoplasias hipofisárias, conforme principais diretrizes e literatura médica.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A resposta correta é E) I, II e III, apenas.

Vamos analisar cada uma das afirmações:

  • I. Os adenomas somatotróficos são responsáveis por 99% dos casos de hipersecreção de GH.
  • Correto. Os adenomas somatotróficos, que produzem GH, são a causa predominante de acromegalia e gigantismo.
  • II. Os prolactinomas são os adenomas hipofisários secretores mais prevalentes.
  • Correto. Prolactinomas são os adenomas hipofisários funcionantes mais comuns.
  • III. Os corticotrofinomas são a causa mais frequente de hipercortisolismo. Esse excesso de ACTH causa a doença de Cushing.
  • Correto. Os corticotrofinomas, que secretam ACTH, são a principal causa da doença de Cushing, uma forma de hipercortisolismo.
  • IV. Os carcinomas hipofisários correspondem a 85% dos tumores hipofisários.
  • Incorreto. Carcinomas hipofisários são extremamente raros e representam uma porcentagem muito pequena dos tumores hipofisários.

Portanto, as afirmativas I, II e III estão corretas, enquanto a IV está errada.

A alternativa correta é a E: I, II e III, apenas.

Vamos analisar cada afirmativa:

  • I. Os adenomas somatotróficos são responsáveis por 99% dos casos de hipersecreção de GH: Correta. Adenomas somatotróficos são os principais causadores da acromegalia, uma condição caracterizada pelo excesso de hormônio do crescimento (GH).
  • II. Os prolactinomas são os adenomas hipofisários secretores mais prevalentes: Correta. Prolactinomas são os tumores hipofisários mais comuns, caracterizados pela produção excessiva de prolactina.
  • III. Os corticotrofinomas são a causa mais frequente de hipercortisolismo. Esse excesso de ACTH causa a doença de Cushing: Correta. Corticotrofinomas produzem excesso de hormônio adrenocorticotrófico (ACTH), levando à síndrome de Cushing.
  • IV. Os carcinomas hipofisários correspondem a 85% dos tumores hipofisários: Incorreta. Carcinomas hipofisários são extremamente raros, representando menos de 1% dos tumores hipofisários. A grande maioria dos tumores hipofisários é benigna.

Em resumo:

As afirmativas I, II e III descrevem corretamente características importantes dos adenomas hipofisários. A afirmativa IV, ao superestimar a prevalência de carcinomas hipofisários, está incorreta.

Pontos-chave a lembrar:

  • Adenomas hipofisários são tumores benignos que se originam na hipófise e podem causar diversas manifestações clínicas, dependendo do hormônio que produzem em excesso.
  • Prolactinomas, adenomas somatotróficos e corticotrofinomas são os tipos mais comuns de adenomas hipofisários.
  • Carcinomas hipofisários são raros e apresentam um comportamento mais agressivo.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo