A repartição de receitas tributárias prevista no texto da C...
A repartição de receitas tributárias prevista no texto da Constituição Federal, propicia a participação dos entes menores na receita arrecadada pelos entes maiores. Sobre esse tema, analise as assertivas a seguir e registre V, para as verdadeiras, e F, para as falsas:
(__) A Constituição Federal estabelece duas formas de repartição. A direta, quando o ente beneficiário pela repartição da receita recebe-a diretamente sem qualquer intermediário, e a repartição indireta, quando o ente recebe-a através dos fundos de participação ou compensatórios.
(__) Pertencem aos Municípios e aos Estados o produto da arrecadação do imposto da União sobre renda e proventos de qualquer natureza, incidente na fonte, sobre rendimentos pagos, a qualquer título, por eles, suas autarquias e pelas fundações que instituírem e mantiverem.
(__) O produto da arrecadação do imposto da União sobre a propriedade territorial rural não comporta repartição com os Municípios relativamente aos imóveis neles situados.
(__) A única repartição de receita dos Estados para os Municípios é de parte (25%) do produto da arrecadação do imposto do Estado sobre operações relativas à circulação de mercadorias e sobre prestações de serviços de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicação.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Art. 158 da CF:
- II – 50% do produto da arrecadação do Imposto sobre a Propriedade Rural (ITR), que é de competência da União. O repasse será de 100% se o Município cobra e fiscaliza esse tributo, na forma da lei, desde que não implique redução o imposto ou qualquer outra forma de renúncia fiscal. [União → Municípios]
- III – 50% do produto da arrecadação do Imposto sobre propriedade de veículos automotores licenciados em seu território (IPVA), de competência estadual. [Estados → Municípios]
- IV – 25% do produto da arrecadação do imposto do Estado sobre operações relativas à circulação relativas à circulação de mercadorias e sobre prestações de serviços de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicação (ICMS). [Estados → Municípios]
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo