Conforme descrito no Decreto nº 7.508, de 28 de junho de 20...
O_____disporá sobre a RENASES em âmbito nacional, observadas as diretrizes pactuadas pela Comissão Intergestores Tripartite (CIT).
Assinale alternativa que preenche corretamente a lacuna correspondente.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: E) Ministério da Saúde
1. Interpretação e legislação aplicável:
A questão aborda a gestão da Relação Nacional de Ações e Serviços de Saúde (RENASES) dentro do SUS. O fundamento legal é o Decreto nº 7.508/2011, em especial o art. 22, que diz literalmente: “O Ministério da Saúde disporá sobre a RENASES em âmbito nacional, observadas as diretrizes pactuadas pela CIT”.
2. Explicação do tema central:
RENASES é a lista de ações e serviços oferecidos pelo SUS a toda a população. Isso garante o princípio da integralidade, ou seja, o SUS deve ofertar desde ações mais simples até procedimentos de alta complexidade. O Ministério da Saúde, órgão máximo na área, é quem normatiza essa lista nacionalmente, alinhado às deliberações pactuadas na Comissão Intergestores Tripartite (CIT).
3. Exemplo prático:
Se houver necessidade de acrescentar um novo exame laboratorial no SUS, caberá ao Ministério da Saúde incluir este exame na RENASES, considerando os acordos feitos com estados e municípios na CIT.
4. Justificativa da alternativa correta:
Alternativa E – Ministério da Saúde: É correta pois está em conformidade com o art. 22 do Decreto nº 7.508/2011, atribuindo ao Ministério da Saúde a responsabilidade de fixar a RENASES, sempre respeitando o debate tripartite.
5. Por que as demais alternativas estão incorretas?
- A) Ministério da Desenvolvimento Social: Não tem competência legal para normatizar ações e serviços de saúde.
- B) Ministério da Educação: É responsável por políticas educacionais, não sanitárias nem de assistência à saúde.
- C) Ministério da Cidadania: Atua em políticas sociais, mas não na gestão do SUS.
- D) Ministério da Fazenda: Cuida das finanças e orçamento federal, não de normatização de serviços de saúde.
6. Estratégia para evitar pegadinhas:
Questões podem tentar confundir o candidato ao trazer outros ministérios mais comuns no noticiário, mas só o Ministério da Saúde tem poder normativo sobre a RENASES. Sempre busque na legislação específica!
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo