É uma das principais bases legais do sistema de saúde brasi...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: B
Fundamento decisivo: Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990, ementa: "Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências." O enunciado descreve essa lei, que regula em todo o território nacional as ações e serviços de saúde; por isso, a alternativa correta é a B.
- Quando o enunciado falar em organização e funcionamento do SUS, verifique se a descrição corresponde à Lei nº 8.080/1990.
- Em alternativas com o mesmo número de lei, confira o ano oficial de promulgação; aqui, esse dado objetivo resolve a questão.
- Se a descrição reproduz a ementa da norma, a resposta pode ser extraída por identificação normativa direta, sem necessidade de jurisprudência.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo