No Brasil, crianças e adolescentes representam uma parcela ...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Comentário de Gabarito – Medidas Específicas de Proteção segundo o ECA
1. Interpretação do Enunciado: A questão aborda o tema das medidas específicas de proteção previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), seu objetivo e os princípios orientadores para sua aplicação, importantes para quem atua como assistente social no sistema de garantias de direitos.
2. Legislação Aplicável: Destaca-se o Art. 100 do ECA:
“Art. 100. Na aplicação das medidas levar-se-ão em conta as necessidades pedagógicas, preferindo-se aquelas que visem ao fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários.”
3. Tema Central: O cerne da questão é o princípio de priorizar medidas que fortaleçam vínculos familiares e comunitários. Entender isso é essencial tanto para a atuação prática do assistente social quanto para a aprovação em concursos.
4. Exemplo Prático: Imagine uma adolescente vítima de negligência. O Conselho Tutelar, ao invés de encaminhá-la diretamente à institucionalização, prioriza o apoio à família por meio de acompanhamento psicossocial, habilitando-a para retomar a convivência familiar e comunitária, tal como ordena o ECA.
5. Justificativa da Alternativa Correta (B): “Fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários” é a diretriz expressa no artigo 100 do ECA. Tal medida reforça o direito à convivência em família, reconhecendo seu papel fundamental para o desenvolvimento saudável da criança e do adolescente, em sintonia com a doutrina de proteção integral (Edson Sêda; Lúcia Maria Xavier de Castro).
6. Análise das Alternativas Incorretas:
- A) Experiência do primeiro emprego - Não é direcionamento de medidas protetivas, mas pode ser política de inclusão social.
- C) Progressão automática escolar - Não cabe ao ECA decidir esse aspecto, pois se refere à política educacional.
- D) Convívio com as diferenças - Apesar de relevante, não é foco nas medidas protetivas, mas sim princípio geral de direitos humanos.
- E) Respeito às normas tradicionais vigentes - Pode ser até violador de direitos, caso implique discriminação.
7. Estratégia de Prova: Fique atento a palavras do próprio texto legal. Sempre busque identificar termos literalmente extraídos do ECA, pois são muito valorizados em provas.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
ECA, Art. 100. Na aplicação das medidas levar-se-ão em conta as necessidades pedagógicas, preferindo-se aquelas que visem ao fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários.
GAB B
F
ECA, Art. 100. Na aplicação das medidas levar-se-ão em conta as necessidades pedagógicas, preferindo-se aquelas que visem ao fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo