Com base nas disposições constitucionais aplicáveis às câmar...
Com base nas disposições constitucionais aplicáveis às câmaras municipais, julgue o próximo item.
A alienação de bens do município depende de autorização prévia da câmara municipal, mas, quando a operação for realizada com entidades de sua própria administração indireta, não haverá necessidade de licitação para esse fim.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
No contexto da questão apresentada, o tema central é a alienação de bens do município e a necessidade de autorização da câmara municipal, além da dispensa de licitação em certos casos.
De acordo com a Constituição Federal e a legislação municipal, a alienação de bens municipais está sujeita a regras específicas para garantir transparência e controle por parte do poder legislativo local. A questão explora o entendimento da necessidade dessa autorização em um contexto específico.
A legislação aplicável pode ser encontrada na Lei de Licitações e Contratos (Lei nº 8.666/1993), que prevê que a alienação de bens públicos, em regra, depende de autorização legislativa e licitação. Contudo, há exceções, como a possibilidade de dispensa de licitação quando se trata de entidades da própria administração pública. Por exemplo, nos termos do art. 24, inciso XVI, da Lei nº 8.666/1993, a licitação é dispensável quando houver interesse público devidamente justificado.
Exemplo prático: Imagine que um município deseja vender um imóvel para uma autarquia municipal. Nesse caso, a câmara municipal precisa autorizar a alienação, mas a licitação pode ser dispensada conforme previsto em lei, desde que justificado o interesse público.
A resposta correta para a questão é C - certo, porque o enunciado está em conformidade com a legislação que dispensa a licitação em operações entre entidades da administração indireta, desde que haja autorização prévia pela câmara municipal.
Não há alternativas incorretas a serem abordadas nesta questão, já que se trata de uma questão de Certo ou Errado. A pegadinha aqui poderia estar na interpretação de que sempre há necessidade de licitação, mas a lei prevê exceções específicas.
Para evitar pegadinhas, é essencial ler atentamente o enunciado e lembrar das exceções previstas na legislação.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Para mim a primeira parte da questão está errada, "A alienação de bens do município depende de autorização prévia da câmara municipal", pois é a alienação de bens imóveis que necessita de autorização legislativa. Errei a questão por causa disso.
Este gabarito não foi alterado? a Cespe é foda hein?
Olha o inciso I do art. 17:
quando imóveis (a questão não menciona isso), dependerá de autorização legislativa para órgãos da administração direta e entidades autárquicas e fundacionais (administração indireta - sendo excluídas as Empresas Públicas e as Sociedades de Economia Mista), e, para todos, inclusive as entidades paraestatais, dependerá de avaliação prévia e de LICITAÇÃO na modalidade Concorrência, dispensada nas seguintes situações (a questão não menciona nenhuma situação).
Para mim a questão está totalmente errada!
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo