A respeito do direito constitucional à livre expressão da a...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
a) Errada.
ADPF 734/PE, relator Ministro Dias Toffoli, julgamento virtual finalizado em 12.4.2023 (Info 1090)
É compatível com o sistema normativo-constitucional vigente, norma estadual que veda a promoção ou a participação de policiais em manifestações de apreço ou desapreço a quaisquer autoridades ou contra atos da Administração Pública em geral.
b) Certa.
ADPF 183/DF
3. A existência de um conselho profissional com competências para selecionar, disciplinar e fiscalizar o exercício da profissão de músico (art. 1º), para proceder a registros profissionais obrigatórios, para expedir carteiras profissionais obrigatórias (arts. 16 e 17) e para exercer poder de polícia, aplicando penalidades pelo exercício ilegal da profissão (arts. 18, 19, 54 e 55), afronta as garantias da liberdade de profissão e de expressão artística.
c) Errada.
Segundo o STF, o direito fundamental à liberdade de expressão não se direciona somente a proteger as opiniões supostamente verdadeiras, admiráveis ou convencionais, mas também aquelas que são duvidosas, exageradas, condenáveis, satíricas, humorísticas, bem como as não compartilhadas pelas maiorias. Ressalte-se que, mesmo as declarações errôneas, estão sob a guarda dessa garantia constitucional.
d) Errada.
ADI 2566 / DF
5. O artigo 220 da Constituição Federal expressamente consagra a liberdade de expressão sob qualquer forma, processo ou veículo, hipótese que inclui o serviço de radiodifusão comunitária.
6. Viola a Constituição Federal a proibição de veiculação de discurso proselitista em serviço de radiodifusão comunitária.
7. Ação direta julgada procedente.
e) Errada.
É incompatível com a Constituição a ideia de um direito ao esquecimento, assim entendido como o poder de obstar, em razão da passagem do tempo, a divulgação de fatos ou dados verídicos e licitamente obtidos e publicados em meios de comunicação social analógicos ou digitais. Eventuais excessos ou abusos no exercício da liberdade de expressão e de informação devem ser analisados caso a caso, a partir dos parâmetros constitucionais – especialmente os relativos à proteção da honra, da imagem, da privacidade e da personalidade em geral – e as expressas e específicas previsões legais nos âmbitos penal e cível. STF. Plenário. RE 1010606/RJ, Rel. Min. Dias Toffoli, julgado em 11/2/2021 (Repercussão Geral – Tema 786) (Info 1005).
a) Correta.
A Constituição Federal, no artigo 5º, inciso IX, garante que a atividade artística pode ser exercida livremente, sem a necessidade de autorização do Estado ou de conselhos profissionais. Isso inclui a música, que é uma forma de expressão artística. O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que a existência de um conselho profissional que controla quem pode ou não exercer a profissão de músico é inconstitucional. Isso porque exigir registro em conselho para atuar como músico fere dois direitos fundamentais: a liberdade de expressão e a liberdade de profissão. Dessa forma, nenhum músico pode ser impedido de trabalhar ou ser punido por não estar registrado, pois essa exigência vai contra a Constituição.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo