Com base nas informações contidas nas Diretrizes Brasileiras...
( ) O uso de tabaco eleva a PA cerca de 5 a 10 mmHg, em média, mas não há estudos mostrando o efeito benéfico da cessação do tabagismo sobre o controle da HA, porém é comprovada a redução de risco cardiovascular e de neoplasias.
( ) A dieta DASH (Dietary Approaches to Stop Hypertension) foi capaz de reduzir a PA, sendo o efeito atribuído ao maior consumo de frutas, hortaliças, laticínios com baixo teor de gordura e cereais integrais.
( ) Dados epidemiológicos mostram que a ingestão de sódio se associa diretamente à elevação da PA, e ensaios clínicos randomizados caracterizaram o efeito hipotensor da restrição de sódio. Estudos mostram que mesmo uma pequena redução no consumo de sódio consegue produzir efeito, que é mais pronunciado em indivíduos hipertensos, em negros e em jovens.
( ) As dietas com alto teor de sódio geralmente possuem baixo teor de potássio, as quais estão associadas à menor incidência de HA.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: