(1º§) A princípio bastaria ter saúde, dinheiro e amor, o
que já é um pacote louvável, mas nossos desejos são
ainda mais complexos. Não basta que a gente esteja
sem febre: queremos, além de saúde, ser magérrimos,
sarados, irresistíveis. Dinheiro? Não basta termos para
pagar o aluguel, a comida e o cinema: queremos a
piscina olímpica e uma temporada num "SPA" cinco
estrelas.
(2º§) E quanto ao amor? Ah, o amor..., não basta termos
alguém com quem podemos conversar, dividir uma pizza
e namorar de vez em quando. Isso é pensar pequeno:
queremos AMOR, todinho maiúsculo.
(3º§) Queremos estar visceralmente apaixonados,
queremos ser surpreendidos por declarações e
presentes inesperados, queremos jantar à luz de velas
de segunda a domingo, queremos sexo selvagem e
diário, queremos ser felizes assim e não de outro jeito. É
o que dá ver tanta televisão. Simplesmente esquecemos
de tentar ser felizes de uma forma mais realista. Ter um
parceiro constante pode ou não, ser sinônimo de
felicidade.
(4º§) Você pode ser feliz solteiro, feliz com uns romances
ocasionais, feliz com um parceiro, feliz sem nenhum.
Não existe amor minúsculo, principalmente quando se
trata de amor-próprio. Dinheiro é uma bênção. Quem
tem, precisa aproveitá-lo, gastá-lo, usufruí-lo. Não perder
tempo, juntando, juntando, juntando dinheiro sem se
lembrar da felicidade. Junte apenas o suficiente para se
sentir seguro, mas não aprisionado.
(5º§) E se a gente tem pouco, é com este pouco que vai tentar segurar a onda, buscando coisas que saiam de
graça, como um pouco de humor, um pouco de fé e um
pouco de criatividade. Crie, inove, reflita e valorize a
importância da felicidade realista!
(6º§) Ser feliz de uma forma realista é fazer o possível e
aceitar o improvável. Fazer exercícios sem almejar
passarelas, trabalhar sem almejar o estrelato, amar sem
almejar o eterno. Olhe para o relógio: hora de acordar. É
importante pensar ao extremo, buscar lá dentro o que
nos mobiliza, instiga e conduz, mas sem exigir-se
desumanamente. A vida não é um jogo onde só quem
testa seus limites é que leva o prêmio. Não sejamos
vítimas ingênuas desta tal competitividade. "Estamos
num mundo complexo de sentimentos e fantasias".
(7º§) Se a meta está alta demais, reduza-a. Se você não
está de acordo com as regras, demita-se. Invente seu
próprio jogo.
(8º§) Faça o que for necessário para ser feliz. Mas não
se esqueça de que a felicidade é um sentimento simples,
você pode encontrá-la e deixá-la ir embora por não
perceber sua simplicidade. Ela transmite paz e não
sentimentos fortes, que nos atormenta e provoca
inquietude no nosso coração. Isso pode ser alegria,
paixão, entusiasmo, mas não felicidade!
(Mário Quintana. Poeta gaúcho) - (Adaptado)
Marque o parágrafo iniciado com termo pronominal
referindo-se a um interlocutor direto.
Incorreta. Gabarito oficial da banca:
Veja esse conteúdo explicado passo a passo em nossos cursos. Buscar curso
teste
Parabéns! Você acertou!
Mandou bem! Revise esse tema nos nossos cursos. Buscar curso