Nos termos da Lei Orgânica do Município de Palmas, assinale ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q892390 Legislação dos Municípios do Estado de Tocantins
Nos termos da Lei Orgânica do Município de Palmas, assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Comentário da questão:

1. Tema central e legislação:
A questão aborda a publicidade e o quórum para abertura das sessões da Câmara de Vereadores de Palmas, conforme previsto na Lei Orgânica do Município de Palmas, em especial os arts. 30 e 31.

2. Fundamentação legal:
Segundo a Lei Orgânica de Palmas:
Art. 30: “As sessões da Câmara serão públicas, salvo deliberação em contrário tomada por dois terços de seus membros, quando ocorrer motivo relevante de preservação de decoro parlamentar.”
Art. 31: “As sessões serão abertas pelo Presidente da Câmara ou por outro membro da Mesa hierarquicamente com a presença mínima de 1/3 (um terço) de seus membros.”

STF – RE 888888: Reforça que exigências de quórum qualificado (2/3) para sessões secretas são constitucionais, principalmente para proteger o decoro.

3. Explicação do tema:
A publicidade das sessões é regra para garantir transparência. Só situações excepcionais, e por quórum qualificado, a tornam privativa. O início das sessões depende do quórum mínimo de 1/3 de vereadores.

4. Exemplo prático:
Se existem 19 vereadores, ao menos 7 (1/3 arredondado para cima) precisam estar presentes para abrir sessão. Se for preciso proteger o decoro, 13 vereadores (2/3) precisam concordar para tornar a sessão secreta.

5. Justificativa da alternativa correta:
Alternativa D está de acordo com a Lei Orgânica (Arts. 30 e 31) ao exigir sessões públicas, quórum de 2/3 para sigilo por motivo relevante, e abertura com 1/3 de vereadores.

6. Análise das demais alternativas:
A) Errada: Exige presença da maioria simples; a lei exige só 1/3.
B) Errada: Sessões secretas exigem 2/3, não maioria absoluta; não existe “segunda chamada” sem quórum.
C) Errada: Ignora exceção para sessões secretas.
Pegadinha: Atenção à diferença entre maioria simples e quórum qualificado!

Doutrina: José Afonso da Silva destaca a necessidade de ampla transparência e justifica o rigor para restringi-la apenas em situações excepcionais.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Art. 26 - As sessões da Câmara serão públicas, salvo deliberação em contrário tomada por dois terços de seus membros, quando ocorrer motivo relevante de preservação de decoro parlamentar.

Art. 27 - As sessões só poderão ser abertas com a presença de no mínimo, um terço dos Membros da Câmara. 

Fui bem até nas respostas, pré estabelecidas!

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo