Sobre a incontinência urinária ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3615884 Medicina
Sobre a incontinência urinária pós-prostatectomia, é correto afirmar que:

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Tema central: A incontinência urinária pós-prostatectomia é uma complicação relevante após cirurgias de próstata, impactando diretamente a qualidade de vida do idoso. Seu manejo é multidisciplinar e abrange tratamentos conservadores e cirúrgicos, de acordo com a gravidade do quadro.

Por que a alternativa C é correta?

A alternativa C está de acordo com as diretrizes da Associação Médica Brasileira (AMB) e do CFM, que reconhecem o uso de slings masculinos como opção eficaz em casos de incontinência leve a moderada. O sling aumenta a resistência uretral e apresenta taxas de sucesso um pouco inferiores ao esfíncter artificial, mas se destaca por menores taxas de infecção e mau funcionamento. Tais informações são confirmadas no Projeto Diretrizes: “O sling perineal é alternativa interessante ao esfíncter artificial, entretanto, apenas em casos de incontinência leve a moderada.”

Análise crítica das alternativas incorretas:

A) Cita técnicas fisioterapêuticas válidas, porém essas intervenções não são o foco do tratamento de incontinência persistente pós-prostatectomia, especialmente nos casos moderados a graves, que geralmente requerem abordagem cirúrgica. A alternativa peca ao não abranger a principal diretriz para tais casos.

B) Refere-se ao tratamento comportamental da urge-incontinência, mais relacionado à bexiga hiperativa. A incontinência pós-prostatectomia é predominantemente de esforço, tornando a abordagem descrita inadequada ao contexto central da questão.

D) Afirma que solifenacina é primeira escolha para bexiga hiperativa. Apesar de eficaz, não apresenta comprovadamente menor incidência de efeitos adversos em relação a outros antimuscarínicos, segundo revisões da UpToDate. Portanto, a assertiva extrapola as evidências clínicas.

E) Sugere tratar a incontinência urinária abordando causas obstrutivas. Contudo, após prostatectomia, já não se espera obstrução prostática; o problema predominante é a insuficiência esfincteriana pós-cirúrgica, não uma obstrução a ser removida.

Estratégia para provas: Atenção à associação do tipo de incontinência com a conduta proposta; pegadinhas ocorrem ao confundir urge-incontinência com incontinência de esforço pós-cirúrgica ou ao deslocar tratamentos principais.

Resumo: O manejo ideal da incontinência urinária pós-prostatectomia depende da gravidade: conservadorismo para casos leves e cirurgia (slings ou esfíncter artificial) para casos refratários, sendo que o sling vem ganhando espaço por seu perfil de segurança e simplicidade, conforme respaldo das principais diretrizes nacionais.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo