Acerca da vigilância e do controle sanitário de produtos de...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3542256 Direito Sanitário
Acerca da vigilância e do controle sanitário de produtos de interesse da saúde, é correto afirmar que
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Análise do Enunciado:

A questão aborda o gerenciamento e controle sanitário de produtos de interesse à saúde, tema fundamental para quem deseja atuar como Fiscal de Vigilância Sanitária. O foco está na identificação dos produtos sujeitos a controle da Vigilância Sanitária, especialmente remitindo à legislação sanitária atual.

Fundamentação Legal:

A resposta está fundamentada principalmente na Lei nº 6.360/1976, que define os produtos sujeitos à vigilância sanitária, incluindo os saneantes domissanitários (art. 3º, inciso X):

“Saneantes Domissanitários: substâncias ou preparações destinadas à higienização, desinfecção ou desinfestação domiciliar, em ambientes coletivos e/ou públicos, em lugares de uso comum e no tratamento de água.”

O Decreto nº 79.094/1977, art. 54, e a Lei nº 9.782/1999, art. 8º, §1º, II, também reforçam a competência da Anvisa e a necessidade de controle desses produtos.

Explicação e Exemplo Prático:

Como saneantes domissanitários, produtos como detergentes e raticidas são rigorosamente analisados antes e após a entrada no mercado para garantir que não ofereçam riscos à saúde coletiva. Por exemplo, um detergente doméstico deve passar por registro e fiscalização quanto à composição química e rotulagem.

Justificativa da Alternativa Correta:

Alternativa C: Correta, pois tanto detergentes quanto raticidas estão entre os saneantes domissanitários e devem obrigatoriamente ser submetidos à vigilância e controle sanitário pelas autoridades competentes, como determina explicitamente a legislação citada.

Análise das Alternativas Incorretas:

A) Incorreta. Perfumes são classificados como produtos de higiene pessoal/cosméticos, estando sim sob vigilância sanitária (Lei 6.360/1976, art. 3º, IX).

B) Incorreta. Cabe sim à vigilância sanitária o controle de medicamentos, inclusive registro, fiscalização e retirada do mercado quando necessário, conforme preceitua a Lei 9.782/1999.

D) Incorreta. Não há previsão de que a falta de controle pós-mercado de alimentos seja a “principal limitação”; além disso, o sistema de vigilância sanitária contempla controles prévios e posteriores, inclusive sobre alimentos.

Dica de Prova: Palavras como “vedada” ou “fora da lista” costumam criar pegadinhas, pois são absolutas e raramente corretas neste contexto.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo