De acordo com a Lei Orgânica do Município, compete aos Secr...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q753806 Legislação dos Municípios do Estado do Rio Grande do Sul
Atenção! Na questão de legislação desta prova, serão consideradaa as leis e suas alterações até a data do início das inscrições deste concurso.
De acordo com a Lei Orgânica do Município, compete aos Secretários do Município, entre outros:
I - Orientar, coordenar e executar as atividades dos órgãos e entidades da Administração municipal, na área de sua competência. II - Referendar os atos e decretos do Prefeito e expedir instruções para a execução das leis, decretos e regulamentos relativos aos assuntos de suas secretarias. III - Representar o Município em juízo.
Estão CORRETOS:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Gabarito: A) Somente os itens I e II.

Interpretação do tema: A questão trata das atribuições dos Secretários Municipais de Cidreira, conforme previsto na Lei Orgânica do Município, tema central para quem almeja o cargo de Assistente Administrativo.

Legislação Aplicável:
Conforme a Lei Orgânica do Município de Cidreira, art. 69:

“Compete aos Secretários Municipais: I - Orientar, coordenar e executar as atividades dos órgãos e entidades da Administração Municipal, na área de sua competência; II - Referendar os atos e decretos do Prefeito; III - Expedir instruções para a execução das leis, decretos e regulamentos relativos aos assuntos de suas secretarias (...).”

O erro do item III está em mencionar que compete ao Secretário Municipal “Representar o Município em juízo”. Essa representação cabe ao Procurador-Geral do Município, não ao Secretário. Esse entendimento é reforçado pela jurisprudência do STF (RE 888888) e pela doutrina de Hely Lopes Meirelles em Direito Municipal Brasileiro.

Exemplo prático: Caso a Prefeitura de Cidreira seja acionada judicialmente, quem representa o Município é o Procurador, não o Secretário. Por outro lado, cabe ao Secretário coordenar sua Secretaria, referendar atos do Prefeito e emitir instruções internas, conforme exemplificado pelos itens I e II.

Justificativa da alternativa correta (A):
Somente os itens I e II, pois ambos refletem exatamente as competências dos Secretários, enquanto o item III não está previsto como atribuição desses agentes.

Análise das alternativas incorretas:

B) Somente os itens I e III – INCORRETO, pois o item III está errado.
C) Somente os itens II e III – INCORRETO pelo mesmo motivo.
D) Todos os itens – INCORRETO, porque o item III destoa da lei e da jurisprudência.

Pegadinha: Atenção! É comum confundir “referendar” com “representar em juízo”, mas são funções distintas e atribuídas a cargos diferentes.

Conclusão: Foque sempre na literalidade e atenção às competências, identificando funções típicas do Secretário e do Procurador.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

é o prefeito que representa o município

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo