Sobre a duração dos contratos administrativos, segundo a Le...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: B
Fundamento decisivo: A Lei nº 14.133/2021, art. 106, caput, dispõe: "Art. 106. A Administração poderá celebrar contratos com prazo de até 5 (cinco) anos nas hipóteses de serviços e fornecimentos contínuos, observadas as seguintes diretrizes:". Como a alternativa B trata dessas duas modalidades de contratação e condiciona o prazo quinquenal à observância das diretrizes legais, está correta.
- Separe prazo inicial de prorrogação: para serviços e fornecimentos contínuos, confronte os cinco anos do art. 106 com a vigência máxima decenal do art. 107.
- Não confunda duração plurianual com dispensa de controle orçamentário: os créditos devem ser verificados na contratação e a cada exercício financeiro.
- Nas contratações que gerem receita, verifique a existência de investimento na definição legal antes de aplicar o limite de trinta e cinco anos; sem investimento, o limite é de dez anos.
- Antes de aplicar a nova lei a um contrato anterior, confira a data de assinatura do instrumento e a preservação do regime anterior determinada pelo art. 190.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A – Incorreta. Contraria expressamente a regra de transição do art. 190 da Lei nº 14.133/2021, o qual estabelece que o contrato cujo instrumento tenha sido assinado antes da entrada em vigor da nova lei continuará a ser regido pelas regras da legislação revogada (Lei nº 8.666/1993, Lei nº 10.520/2002 ou Lei nº 12.462/2011), respeitando-se o ato jurídico perfeito e as cláusulas pactuadas.
B – Correta (Gabarito). Trata-se da regra expressa no art. 106, caput, da Lei nº 14.133/2021:
C – Incorreta. A regra do encerramento estrito dentro do exercício financeiro/vigência dos créditos orçamentários era o modelo da antiga Lei nº 8.666/1993 (art. 57). Na Lei nº 14.133/2021, o art. 105 prevê que a duração dos contratos será aquela prevista no edital e deverá observar a disponibilidade de créditos orçamentários, bem como a previsão no plano plurianual quando ultrapassar 1 exercício financeiro, admitindo prazos plurianuais iniciais (de até 5 anos para serviços contínuos, até 10 anos prorrogáveis para serviços contínuos, e até 10 anos para contratos com escopo predeterminado, etc.). Não se trata, portanto, de um encerramento obrigatório no exercício financeiro.
D – Incorreta. Essa redação reproduz a sistemática da Lei nº 8.666/1993 (art. 57, II). Sob a vigência da Lei nº 14.133/2021, os contratos de serviços e fornecimentos contínuos podem ser celebrados com prazo de até 5 anos e prorrogados sucessivamente respeitado o limite máximo de até 10 (dez) anos (art. 107).
E – Incorreta. O prazo de duração nos contratos que gerem receita (ou nos contratos de eficiência que gerem economia) possui regras e limites diferenciados no art. 110 da Lei nº 14.133/2021:
- Até 10 (dez) anos, nos casos em que não houver investimento a cargo da contratada;
- Até 35 (trinta e cinco) anos, nos casos em que houver investimento a cargo da contratada, expressamente caracterizado no edital de licitação. Portanto, a exigência ou não de investimentos a cargo da contratada interfere diretamente no limite máximo do prazo contratual, não sendo viável a fixação em 35 anos independentemente desse fator.
Art. 106. A Administração poderá celebrar contratos com prazo de até 5 (cinco) anos nas hipóteses de serviços e fornecimentos contínuos, observadas as seguintes diretrizes:
I - a autoridade competente do órgão ou entidade contratante deverá atestar a maior vantagem econômica vislumbrada em razão da contratação plurianual;
II - a Administração deverá atestar, no início da contratação e de cada exercício, a existência de créditos orçamentários vinculados à contratação e a vantagem em sua manutenção;
III - a Administração terá a opção de extinguir o contrato, sem ônus, quando não dispuser de créditos orçamentários para sua continuidade ou quando entender que o contrato não mais lhe oferece vantagem.
§ 1º A extinção mencionada no inciso III do caput deste artigo ocorrerá apenas na próxima data de aniversário do contrato e não poderá ocorrer em prazo inferior a 2 (dois) meses, contado da referida data.
§ 2º Aplica-se o disposto neste artigo ao aluguel de equipamentos e à utilização de programas de informática.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo