Os princípios doutrinários e organizativos do Sistema Único...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3907688 Direito Sanitário
Os princípios doutrinários e organizativos do Sistema Único de Saúde (SUS) orientam a prática cotidiana dos serviços e a formulação de planos de saúde. Entre esses princípios, a Conjugação dos recursos financeiros, tecnológicos, materiais e humanos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios é fundamental para a viabilidade do sistema. Considerando as diretrizes estabelecidas na Lei Orgânica da Saúde para a prestação de serviços, assinale a alternativa correta.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Gabarito: A

Fundamento decisivo: Lei nº 8.080/1990, art. 7º, V: “Art. 7º As ações e serviços públicos de saúde e os serviços privados contratados ou conveniados que integram o Sistema Único de Saúde (SUS) devem obedecer aos seguintes princípios: V - direito à informação, às pessoas assistidas, sobre sua saúde.”

Tema central: Diretrizes do SUS
Análise das alternativas
A
Certa
A alternativa A está correta porque reproduz a diretriz legal do direito à informação às pessoas assistidas sobre sua saúde, prevista no art. 7º, V, da Lei nº 8.080/1990.
B
Errada
Incorreta. A integralidade da assistência não proíbe ações preventivas; ao contrário, a Lei Orgânica da Saúde prevê essa articulação.
C
Errada
Incorreta. A descentralização político-administrativa não concentra o comando no Ministério da Saúde, pois a direção do SUS é única em cada esfera de governo.
D
Errada
Incorreta. A universalidade de acesso não restringe o atendimento por residência fixa ou contribuição previdenciária; o acesso ao SUS é universal.
Pegadinha da questão
A questão mistura princípios e diretrizes do SUS e tenta confundir o candidato com definições invertidas ou restritivas de integralidade, descentralização e universalidade.
Dica para questões semelhantes
  • Associe cada diretriz do SUS ao seu conteúdo legal literal na Lei nº 8.080/1990.
  • Desconfie de alternativas que criem restrições não previstas em lei, como exigência de residência, contribuição previdenciária ou centralização absoluta da gestão.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo