Um menino de 5 anos de idade, portador de anemia falciforme,...
Um menino de 5 anos de idade, portador de anemia falciforme, vem ao pronto atendimento com queixa de dor forte em braço esquerdo e perna esquerda. Nega trauma local. Nega febre. Ao exame físico, apresenta membros sem edema, com boa perfusão periférica. Pulsos distais palpáveis e simétricos nos quatro membros. A ausculta cardiopulmonar está normal, sem desconforto respiratório.O abdome está flácido com fígado a 1 cm do RCD, baço percutível e palpável a 2 cm do RCE. Foi realizado hemograma que evidenciou Hb: 8,5 g/dL, Ht: 25,8%, plaquetas: 250 mil/mm3 , leucócitos 5000/mm3 com distribuição normal. Reticulócitos: 1,2%. Qual é a hipótese diagnóstica mais provável para esse caso?
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Tema central: O tema abordado é a anemia falciforme, especificamente suas manifestações agudas em pediatria. Principalmente, discute-se a identificação de complicações, como a crise álgica.
Justificativa da alternativa correta (B – Crise álgica):
O quadro apresentado é típico de crise vaso-oclusiva (crise álgica): dor forte, súbita e sem associação a trauma ou sinais infecciosos. Segundo o Protocolo de Manejo das Crises de Falcização Aguda Falciforme na Criança:
“Dor isquêmica intensa de característica súbita, contínua, latejante, migratória ou não, devido à eritrofalcização e vaso-oclusão. Na maioria dos casos, desencadeada por frio, infecção, hipóxia ou desidratação.”
O exame físico sem sinais inflamatórios, perfusão normal e isolamento da dor para membros corroboram esse diagnóstico. Crises álgicas são a manifestação aguda mais comum da doença falciforme em crianças, principal causa de procura médica e internações.
Análise das alternativas incorretas:
A) Osteomielite: Costuma cursar com febre e sinais inflamatórios locais (edema, rubor, calor). O paciente não apresenta tais sintomas.
C) Infarto agudo do miocárdio: Evento raríssimo em crianças, especialmente sem sintomas respiratórios ou cardíacos.
D) Sequestro esplênico: Manifesta-se com anemia aguda de instalação rápida, esplenomegalia significativa e queda brusca de plaquetas. O baço palpável é discreto e não há anemia grave súbita — além do reticulócito estar baixo.
E) Crise hemolítica: Seria esperada queda brusca de Hb, icterícia e aumento dos reticulócitos. Aqui, o reticulócito encontra-se abaixo do esperado, indicando ausência de hemólise ativa.
Dicas de prova:
Ao ler questões clínicas, procure:
• Identificar sintomas-chave (dor súbita, ausência de febre, exame físico sem sinais flogísticos).
• Excluir opções com base nos sinais que estão ausentes.
• Atentar-se aos valores laboratoriais, principalmente hemoglobina, reticulócitos e contagem de leucócitos/plaquetas.
Referência: O protocolo clínico nacional, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e o livro Nelson Tratado de Pediatria reforçam a preponderância das crises vaso-oclusivas na rotina dos portadores de anemia falciforme.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo