Assinalar a alternativa que preenche a lacuna abaixo CORRETA...
O menino sabia o ________ de ter tirado uma nota tão baixa: não havia estudado.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (5)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Comentário do Gabarito
Tema central: Ortografia e uso correto das formas “por que”, “porque”, “porquê” e “por quê”. Esta diferenciação cai muito em provas de concursos e exige do candidato atenção tanto à função sintática quanto ao significado no contexto.
No trecho analisado: “O menino sabia o ________ de ter tirado uma nota tão baixa: não havia estudado.”
Após o artigo definido “o”, temos espaço para um substantivo. Entre as quatro formas, apenas “porquê” (junto e com acento circunflexo) exerce função de substantivo, significando “motivo” ou “razão”. Isso está previsto em Bechara (Moderna Gramática Portuguesa), ao explicar que, quando antecedido por artigo, pronome ou numeral, usa-se “porquê”.
Exemplo: “Não entendi o porquê de tanta confusão.”
Assim, na frase da questão, o correto é:
“O menino sabia o porquê de ter tirado uma nota tão baixa: não havia estudado.”
Análise das alternativas:
A) por quê: Incorreta. Usada em final de frase interrogativa ou exclamativa (“Você faltou por quê?”), jamais precedida de artigo.
B) porquê: CERTA. Substantivo, significa “motivo”, “razão”. Sempre pode ser antecedido por artigo/pronome/adjetivo.
C) porque: Incorreta. Conjunção causal ou explicativa (“Faltou porque estava doente.”), não funciona como substantivo.
D) por que: Incorreta. Usada no início de perguntas diretas/indiretas (“Por que você não veio?”), e nunca antecedido de artigo definido.
Estratégia para provas: Sempre analise o que antecede a lacuna (artigo, pronome, fim de frase etc.). Isso permite distinguir facilmente a função de cada forma.
Resumo da Regra: Se puder substituir por “motivo” ou “razão” e vier precedido de artigo, use “porquê”.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Quando usar “porquê” junto e com acento
Este "porquê" junto e com acento circunflexo sempre precede um artigo definido ou indefinido, passando a ter ação de substantivo.
- Por que: utilizado em perguntas e sempre que for possível inserir a palavra “razão” ou “motivo” na frase.
- Porque: utilizado em respostas.
- Por quê: utilizado em perguntas no fim das frases.
- Porquê: possui o valor de substantivo e indica o motivo, a razão. vem antecedido de artigo: O menino sabia o Porquê de ter tirado uma nota tã
O menino sabia o PORQUÊ (MOTIVO) de ter tirado uma nota tão baixa: não havia estudado.
Gabarito na alternativa B.
Bons estudos!
O menino sabia o PORQUÊ= (MOTIVO), (E AINDA ESTÁ SEGUIDO DO ARTIGO "O")
GABARITO: LETRA B
POR QUE:
Preposição "por" + pronome interrogativo "que", na introdução de orações interrogativas diretas/indiretas:
EX: por que ficou?/fale-me por que ficou.
Preposição "por" + pronome relativo "que", referindo-se a um substantivo:
Ex: eu não sei o motivo por que saíste (=pelo qual).
Preposição "por" + conjunção integrante "que":
Ex: anseio por que você saia (para que)
POR QUÊ:
Preposição "por" + pronome interrogativo "que", no final das interrogativas:
Ex: saiu por quê? (por que razão)
PORQUE:
Conjunção (causal ou explicativa):
Ex: saí porque eu quis (pois)
PORQUÊ:
Substantivo:
EX: não interessa o porquê (o motivo)
FONTE: Português descomplicado (Flávia Rita)
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo