Assinale a alternativa em que o vocábulo destacado teve sua...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (5)
- Comentários (13)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Tema central da questão: Esta questão aborda colocação pronominal, especialmente a posição correta dos pronomes oblíquos átonos (me, te, se, nos, vos, o, a, lhe, etc.) em relação ao verbo, conforme a norma-padrão da Língua Portuguesa.
Os pronomes oblíquos podem aparecer antes do verbo (próclise), depois do verbo (ênclise) ou, em raros casos, no meio do verbo (mesóclise).
Justificativa da alternativa correta (E):
“Servo do Senhor, pode pedir-se por ele na missa dos mortos.”
O pronome “se” aparece após o verbo “pedir”, formando ênclise. Segundo a regra, quando o verbo inicia a oração ou vem depois de pausa (“,”), usa-se a ênclise:
Exemplo: Amanhã, farei-me presente.
No texto, “Servo do Senhor,” cria a pausa necessária. Assim, “pode pedir-se” está correta conforme orientam Cunha & Cintra (2016) e Bechara (2015).
Análise das alternativas incorretas:
A) “O que transmitiu-se...” – Incorreta! O pronome relativo "que" exige próclise (antes do verbo): "O que se transmitiu..."
B) “Se ignoram...” – Errada! O correto é "ignoram-se", pois não há palavra que exija próclise. O advérbio "se" na frente aqui não faz sentido.
C) “Onde fixou-se...” – Falso! Advérbios interrogativos (“onde”) também atraem próclise: "onde se fixou".
D) “Nada sabe-se.” – Equivocada! Palavras de sentido negativo (“nada”) exigem próclise: "Nada se sabe".
Dica de prova: Sempre atente para pronomes atrativos, pausas ou início de oração. Ênclise ocorre após pausa ou início de frase; próclise ocorre após certos pronomes ou advérbios.
Conclusão: A alternativa E segue a norma-padrão quanto à colocação pronominal após pausa, estando tecnicamente correta. Pratique identificar palavras atrativas para evitar “pegadinhas” comuns nessa matéria!
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A - O que transmitiu-se até meu pai e suas irmãs é que sua origem era italiana…
Que é atrativo de próclise
B - Se ignoram seu nível social, as razões por que veio da Itália…
Não se inicia frase com pronome obliquo átono
C- Onde desembarcou, onde fixou-se, que ofício adotou?
frases interrogativas são atrativos de próclise
D- Nada sabe-se.
pronome indefinido é atrativo de próclise
E- Servo do Senhor, pode pedir-se por ele na missa dos mortos.
Certa
A - O que transmitiu-se até meu pai e suas irmãs é que sua origem era italiana…
Que pronome relativo= é atrativo de próclise
B - Se ignoram seu nível social, as razões por que veio da Itália…
Não se inicia frase com pronome obliquo átono
C- Onde desembarcou, onde fixou-se, que ofício adotou?
onde= adverbio lugar+ frases interrogativas= são atrativos de próclise
D- Nada sabe-se.
pronome indefinido =é atrativo de próclise
E- Servo do Senhor, pode pedir-se por ele na missa dos mortos.
verbo no infinitivo e gerúndio pede = ênclise.
Certa
Verbo no infinitivo aceita enclise
GABARITO: E
Normalmente, nessas questões que pede mudança de posição do pronome mantendo a correção deve-se procurar uma alternativa que não é obrigatória, que permite mais de uma colocação o que acontece com verbo no infinitivo já que sempre aceita ênclise independente de palavra atrativa. Ou então em locuções verbais, porque permitem mais de uma colocação, dependendo da oração.
Parece que existe umas divergências entre gramáticos e também entra as bancas, talvez FGV seja mais chatinha, mas no caso da VUNESP, pelo que percebi, é mais tranquilo.
A professora Adriana Figueiredo, numa aula que eu vi, fala para tentar tudo com cada verbo: a próclise, ênclise e mesóclise e, se não for proibido, está correto.
No caso, a alternativa correta possui uma locução verbal com verbo no infinitivo:
- na alternativa: Servo do Senhor, pode pedir-se por ele na missa dos mortos. (ênclise ao verbo principal - pedir)
- no texto: ..., pode-se pedir ... (ênclise ao verbo auxiliar - pode. Por ser início de oração a próclise não é adequada - ..., se pode pedir ...)
- também seria correto: ..., pode se pedir ... (próclise ao verbo principal - pedir)
Ah! Para ficar ligado! Uma pegadinha que utilizam as vezes é colocar o verbo no futuro do subjuntivo e tentar confundir com o verbo no infinitivo. A dica é trocar o verbo por FAZER (infinitivo) ou FIZER (futuro do subjuntivo). Exemplo dado pela professora Adriana:
- Se lhe chamar de Dri ... (Se fazer não faz sentido, então Se fizer faz mais sentido) Assim, o verbo chamar está no futuro do subjuntivo, dessa forma não pode a ênclise tendo em vista que o Se é palavra atrativa e, portanto, torna a próclise obrigatória.
- A fim de lhe chamar de Dri ... (A fim de fazer faz sentido, A fim de fizer não faz sentido) Verbo chamar no infinitivo, dessa forma, mesmo com a locução prepositiva atrativa de próclise A fim de verbos no infinitivo aceitam ênclise. Assim, tanto A fim de lhe chamar de Dri ... como A fim de chamar-lhe de Dri ... estão corretas.
Espero que não tenha ficado confuso! Bons estudos!
GAB E - CORRETO - Servo do Senhor, pode pedir-se por ele na missa dos mortos.
1. Usa-se a ênclise depois do verbo auxiliar ou depois do verbo principal nas locuções verbais em que o verbo principal esteja no infinitivo ou no gerúndio:
- Devo-lhe explicar o que se passou. (ênclise depois do verbo auxiliar, “devo”)
- Devo explicar-te o que se passou. (ênclise depois do verbo principal, “explicar”)
2. Caso não haja palavra que atraia a próclise, usa-se a ênclise depois do verbo auxiliar em que o verbo principal esteja no particípio:
- Foi-lhe explicado como deveria agir. (ênclise depois do verbo auxiliar, “foi”, uma vez que o verbo principal “explicar” está no particípio, “explicado”)
- Tinha-lhe feito as vontades se não tivesse sido malcriado. (ênclise depois do verbo auxiliar, “tinha”, uma vez que o verbo principal “fazer” está no particípio, “feito”)
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo