Assinale a alternativa correta com relação à vitamina D (VD).

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3367539 Medicina
Assinale a alternativa correta com relação à vitamina D (VD).
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Tema central: O metabolismo da vitamina D (VD) é fundamental no equilíbrio do cálcio e da saúde óssea, além de influenciar imunidade e outras funções metabólicas. Para provas de concurso, é fundamental compreender a síntese, formas químicas e ativação da VD.

Alternativa correta: E
No rim, a hidroxilação pela enzima 1α-hidroxilase resulta na forma biologicamente ativa da VD, a 1,25(OH)₂ VD (calcitriol).

Justificativa: Após sua obtenção via síntese cutânea (VD3) ou alimentação, a vitamina D passa por duas etapas cruciais de ativação:
1. Fígado: Conversão em 25(OH)D (calcidiol) — principal forma circulante usada para dosagem laboratorial.
2. Rim: Ação da 1α-hidroxilase, gerando 1,25(OH)₂D (calcitriol), que é a forma ativa e fundamental para absorção intestinal de cálcio e regulação óssea.

Segundo o PCDT da Osteoporose do Ministério da Saúde: “A ativação renal da vitamina D, por ação da 1α-hidroxilase, é essencial para sua função biológica.”

Análise das alternativas incorretas:

A) A vitamina D não é hidrossolúvel, e sim lipossolúvel. Isso influencia sua absorção, armazenamento e toxicidade.

B) É a VD3 (colecalciferol) que é sintetizada na pele a partir do 7-dehidrocolesterol pela radiação solar UVB; a VD2 (ergocalciferol) advém de fontes vegetais ou suplementos.

C) Há erro conceitual: a VD3 é colecalciferol (não ergocalciferol). O enunciado confunde nomenclaturas, típica “pegadinha” de concurso.

D) 1,25(OH)₂D denomina-se calcitriol (forma ativa) e não calcidiol (forma circulante principal). A dosagem sérica usual é a do calcidiol (25(OH)D), não do calcitriol.

Dica de prova: Fique atento(a) a diferenças terminológicas (“colecalciferol” versus “ergocalciferol”, formas ativa e circulante). Revise sempre as etapas do metabolismo e local de ação enzimática — são temas recorrentes e pontos de confusão frequente em provas.

Referências: Ministério da Saúde, Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas da Osteoporose (2022), Harrison: Princípios de Medicina Interna (20ª edição).

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo