Um estudante com deficiência física utiliza cadeira de roda...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q4232547 Estatuto da Pessoa com Deficiência - Lei nº 13.146 de 2015
Um estudante com deficiência física utiliza cadeira de rodas e necessita ser transportado diariamente pelo veículo escolar adaptado do município. Durante determinado embarque, o equipamento de elevação apresenta funcionamento normal e o estudante encontra-se acompanhado por um responsável. Considerando os princípios da acessibilidade, da segurança e do atendimento humanizado, assinale a alternativa correta.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Gabarito: D

Fundamento decisivo: Lei nº 13.146/2015, art. 48, § 2º: "São asseguradas à pessoa com deficiência prioridade e segurança nos procedimentos de embarque e de desembarque nos veículos de transporte coletivo, de acordo com as normas técnicas." No caso, isso impõe que o embarque do estudante em cadeira de rodas observe os dispositivos de acessibilidade e retenção previstos nas normas técnicas, antes do início do deslocamento.

Tema central: Segurança no transporte acessível
Análise das alternativas
A
Errada
Está errada porque a presença de responsável não substitui o requisito técnico de segurança. Os dispositivos de travamento/fixação da cadeira e o cinto de segurança do usuário continuam obrigatórios.
B
Errada
Está errada porque a fixação não pode ser deixada para depois. A segurança exigida deve estar completa antes do início do deslocamento, não apenas ao chegar ao destino.
C
Errada
Está errada porque o freio da cadeira não equivale ao cinto de segurança específico nem ao sistema de retenção exigido pela norma técnica.
D
Certa
A alternativa D é a correta porque traduz a exigência de uso adequado, prévio à partida, dos equipamentos de acessibilidade e de segurança no transporte da pessoa com deficiência em cadeira de rodas. A base técnica indicada exige sistema de segurança com dispositivo de travamento e cinto específico, de modo que a presença de responsável, a pressa no embarque ou o acionamento do freio da cadeira não afastam a necessidade de fixação e retenção adequadas.
E
Errada
Está errada porque a adaptação do veículo não elimina a necessidade de segurança efetiva no uso concreto dos equipamentos de ancoragem e retenção.
Pegadinha da questão
Confundir veículo adaptado ou presença de acompanhante com dispensa do uso dos sistemas de segurança, e tratar o freio da cadeira como substituto do travamento e do cinto do usuário.
Dica para questões semelhantes
  • Em transporte de pessoa em cadeira de rodas, separe adaptação do veículo de uso efetivo dos dispositivos de segurança.
  • Se a norma exige segurança no embarque e desembarque conforme normas técnicas, pense em travamento da cadeira e retenção do usuário antes da partida.
  • Não aceite substitutos informais para exigência técnica: acompanhante, pressa no embarque ou freio da cadeira não suprem cinto e fixação.
  • Quando o dispositivo deve resistir à aceleração e frenagem, sua instalação deve estar concluída antes do deslocamento.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo