A propósito da iniciativa e da competência constitucional em...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (4)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Interpretação do Enunciado:
O enunciado da questão aborda a iniciativa e competência constitucional em matéria orçamentária. É necessário entender quais são as competências do Congresso Nacional e do Presidente da República em relação à legislação orçamentária, conforme a Constituição Federal.
Legislação Aplicável:
A Constituição Federal de 1988, em seu artigo 62, trata da edição de medidas provisórias, enquanto o artigo 166 aborda questões relacionadas a emendas parlamentares e competências orçamentárias.
Tema Central:
O tema central é a competência e limites na elaboração e alteração do orçamento, incluindo a possibilidade de edição de medidas provisórias e a iniciativa de lei orçamentária. Para resolver a questão, é necessário conhecer as atribuições constitucionais de cada órgão e agente político.
Exemplo Prático:
Imagine que o Congresso Nacional deseja alterar uma lei orçamentária. Os parlamentares podem propor emendas, mas devem respeitar limitações como não aumentar despesas, a menos que indiquem a fonte de recursos. Já o Presidente pode editar medidas provisórias para créditos extraordinários em casos de urgência.
Justificativa da Alternativa Correta (C):
A alternativa C está correta porque, de acordo com o artigo 62 da Constituição Federal, é vedada a edição de medidas provisórias sobre matéria orçamentária, exceto para créditos extraordinários, que são aqueles destinados a despesas urgentes e imprevisíveis, como em caso de guerra ou calamidade pública.
Análise das Alternativas Incorretas:
A: A alternativa A está incorreta porque, embora parlamentares possam apresentar emendas ao projeto de lei orçamentária, qualquer alteração que implique aumento de despesa precisa indicar a fonte de receita correspondente, conforme o artigo 166, §3º, II da Constituição.
B: A alternativa B está errada pois a competência para legislar sobre matéria orçamentária não pode ser delegada ao Presidente da República, conforme o princípio da indelegabilidade das funções legislativas.
D: A alternativa D está incorreta, já que o Presidente não pode dispor livremente sobre a utilização de recursos decorrentes de emendas parlamentares. Isso deve ser feito dentro dos limites estabelecidos pela lei orçamentária e as normas constitucionais.
Conclusão:
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
§ 1.º do art. 62
É vedada a edição de medidas provisórias relativas à matéria, exceto no caso de créditos extraordinários.
É vedada a edição de medidas provisórias relativas à materia orçamentária.
A - Qualquer parlamentar pode apresentar projeto de lei alterando o orçamento, desde que não provoque aumento de despesa.
Qualquer membro ou comissão da Camara, Senado ou Congresso pode apresentar projeto de lei.
É competência do Congresso dispor sobre orçamento, com sanção do Presidente da República
Não há restrição a nao provocar aumento de despesa
Por isso a alternativa é incorreta
B - O Congresso Nacional pode delegar ao presidente da República a competência para legislar em relação ao assunto.
Não podem ser delegadas legislação sobre PPP, diretrizes orçamentárias e orçamentos (art 68, CF)
Alternativa incorreta
C - É vedada a edição de medidas provisórias relativas à matéria, exceto no caso de créditos extraordinários.
art. 62, da CF c/c art. 167,§3 - é vedado edição de MP sobre orçamento, salvo crédito extraordinário para atender despesas imprevisíveis e urgentes.
Alternativa correta
D - O presidente da República pode dispor sobre a utilização dos recursos que ficarem sem despesas correspondentes em virtude de emenda parlamentar.
Não encontrei essa previsão.
Apenas no §8, art. 166: Os recursos que, em decorrência de veto, emenda ou rejeição do projeto de lei orçamentária anual, ficarem sem despesas correspondentes poderão ser utilizados, conforme o caso, mediante créditos especiais ou suplementares, com prévia e específica autorização legislativa.
§ 1º É vedada a edição de medidas provisórias sobre matéria:
a) nacionalidade, cidadania, direitos políticos, partidos políticos e direito eleitoral;
b) direito penal, processual penal e processual civil;
c) organização do Poder Judiciário e do Ministério Público, a carreira e a garantia de seus membros;
d) planos plurianuais, diretrizes orçamentárias, orçamento e créditos adicionais e suplementares, ressalvado o previsto no art. 167, § 3º (abertura de crédito extraordinário).
II - que vise a detenção ou seqüestro de bens, de poupança popular ou qualquer outro ativo financeiro;
III - reservada a lei complementar;
IV - já disciplinada em projeto de lei aprovado pelo Congresso Nacional e pendente de sanção ou veto do Presidente da República.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo