Com base nos direitos sociais e trabalhistas previstos na Co...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3291064 Direito Constitucional
Com base nos direitos sociais e trabalhistas previstos na Constituição Federal de 1988, assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A) ERRADA O salário mínimo deve ser unificado em todo o território nacional e garantir apenas as necessidades básicas de alimentação e moradia.

Art. 7º, IV da CF/88 Salário mínimo, fixado em lei, nacionalmente unificado, capaz de atender a suas necessidades vitais básicas e às de sua família com moradia, alimentação, educação, saúde, lazer, vestuário, higiene, transporte e previdência social.

B) ERRADA O aviso prévio é um direito exclusivo do empregador, não se aplicando ao empregado.

Art. 7º, XXI da CF/88 Aviso prévio proporcional ao tempo de serviço, sendo no mínimo de trinta dias. (o aviso prévio se aplica tanto ao empregado quanto ao empregador. É uma obrigação legal que deve ser cumprida quando um contrato de trabalho é rescindido)

C) ERRADA É permitido o trabalho noturno, perigoso ou insalubre para menores de 18 anos, desde que autorizados pelos pais ou responsáveis legais.

Art. 7º, inciso XXXIII da CF/88 proibição de trabalho noturno, perigoso ou insalubre a menores de dezoito e de qualquer trabalho a menores de dezesseis anos, salvo na condição de aprendiz, a partir de quatorze anos.

D) ERRADA O repouso semanal remunerado deve ser concedido preferencialmente aos domingos, mas é facultativo para empregadores que optem por adotar um sistema de compensação de horas

Art. 7º, XV da CF/88 repouso semanal remunerado, preferencialmente aos domingos.

E) CORRETA A Constituição assegura a proteção do mercado de trabalho da mulher, mediante incentivos específicos, e proíbe qualquer forma de discriminação em relação à remuneração e condições de trabalho.

Art. 7º XX CF/88 – proteção do mercado de trabalho da mulher, mediante incentivos específicos, nos termos da lei; e XXX – proibição de diferença de salários, de exercício de funções e de critério de admissão por motivo de sexo, idade, cor ou estado civil.

gabarito E

CF88:

Art. 7º XX – proteção do mercado de trabalho da mulher, mediante incentivos específicos, nos termos da lei; (...)

XXX – proibição de diferença de salários, de exercício de funções e de critério de admissão por motivo de sexo, idade, cor ou estado civil.

A) ERRADA O salário mínimo deve ser unificado em todo o território nacional e garantir apenas as necessidades básicas de alimentação e moradia.

Art. 7º, IV da CF/88 Salário mínimo, fixado em lei, nacionalmente unificado, capaz de atender a suas necessidades vitais básicas e às de sua família com moradia, alimentação, educação, saúde, lazer, vestuário, higiene, transporte e previdência social.

B) ERRADA O aviso prévio é um direito exclusivo do empregador, não se aplicando ao empregado.

Art. 7º, XXI da CF/88 Aviso prévio proporcional ao tempo de serviço, sendo no mínimo de trinta dias. (o aviso prévio se aplica tanto ao empregado quanto ao empregador. É uma obrigação legal que deve ser cumprida quando um contrato de trabalho é rescindido)

C) ERRADA É permitido o trabalho noturno, perigoso ou insalubre para menores de 18 anos, desde que autorizados pelos pais ou responsáveis legais.

Art. 7º, inciso XXXIII da CF/88 proibição de trabalho noturno, perigoso ou insalubre a menores de dezoito e de qualquer trabalho a menores de dezesseis anos, salvo na condição de aprendiz, a partir de quatorze anos.

D) ERRADA O repouso semanal remunerado deve ser concedido preferencialmente aos domingos, mas é facultativo para empregadores que optem por adotar um sistema de compensação de horas

Explicando: Não é facultativo para o empregador, precisa haver ACORDO COLETIVO, não pode ser de livre escolha de quem está empregando.

Art. 7º da Constituição (relacionado ao descanso semanal):

*Preferência pelo descanso aos domingos.

*Exceções podem ser feitas por meio de acordo coletivo de trabalho, desde que não haja prejuízo para o trabalhador.

E) CORRETA A Constituição assegura a proteção do mercado de trabalho da mulher, mediante incentivos específicos, e proíbe qualquer forma de discriminação em relação à remuneração e condições de trabalho.

Art. 7º XX CF/88 – proteção do mercado de trabalho da mulher, mediante incentivos específicos, nos termos da lei; e XXX – proibição de diferença de salários, de exercício de funções e de critério de admissão por motivo de sexo, idade, cor ou estado civil.

Raça de fortes, povo de bravos! PMCE2025

pertenceremos

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo