As bactérias, agentes mais frequentemente envolvidos em sur...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3908373 Nutrição
As bactérias, agentes mais frequentemente envolvidos em surtos de doenças transmitidas por alimentos, possuem uma série de necessidades para multiplicar: calor, nutrientes, umidade e tempo. Alguns alimentos são particularmente suscetíveis à contaminação bacteriana. A redução da incidência dessas doenças, portanto, deve ser pautada na interrupção dessa sequência, por meio de práticas higiênicas na produção, transporte, comercialização, armazenagem e consumo dos alimentos.

Fonte: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/f unasa/capitulo_8.pdf

Considerando esse contexto, constituem medidas capazes de interromper essa sequência:

I.Proteção dos alimentos contra contaminação.
II.Prevenção da multiplicação das bactérias.
III.Destruição das bactérias presentes no alimento.

É CORRETO o que se afirma em:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Gabarito: C

Fundamento decisivo: A questão cobrava as medidas clássicas de controle das doenças transmitidas por alimentos, com base na tríade evitar contaminação, impedir a multiplicação microbiana e destruir microrganismos presentes. Como as assertivas I, II e III correspondem a essas três frentes, a alternativa correta é C.

Tema central: Controle sanitário de alimentos
Análise das alternativas
A
Errada
Incorreta porque limita o controle à proteção contra contaminação e exclui II e III. Pela base, interromper a sequência não depende só de evitar a entrada de bactérias, mas também de impedir sua multiplicação e destruir as já presentes.
B
Errada
Incorreta porque exclui a assertiva II. Prevenir a multiplicação bacteriana é medida essencial de controle sanitário, já que o controle do crescimento microbiano integra o conjunto de medidas preventivas.
C
Certa
A alternativa C está correta porque reúne os três eixos básicos de prevenção de doenças transmitidas por alimentos. A assertiva I trata da proteção contra contaminação, isto é, evitar a introdução de bactérias no alimento por práticas higiênicas. A assertiva II trata da prevenção da multiplicação bacteriana, por meio do controle das condições que favorecem crescimento microbiano, como tempo, temperatura e umidade. A assertiva III trata da destruição das bactérias já presentes no alimento, por medidas capazes de eliminá-las, como tratamento térmico adequado. Essas três medidas são complementares e formam o conjunto clássico de interrupção da cadeia de ocorrência de DTA.
D
Errada
Incorreta porque exclui a assertiva I. Evitar a contaminação inicial do alimento é uma das medidas centrais de prevenção e não pode ser retirada do conjunto correto.
Pegadinha da questão
A confusão explorada foi tratar as medidas como excludentes, quando na verdade elas são complementares: barreira à contaminação, barreira ao crescimento e eliminação dos microrganismos presentes.
Dica para questões semelhantes
  • Quando a questão pedir como interromper DTA, verifique se a alternativa contempla entrada do microrganismo, multiplicação e eliminação.
  • Não trate medidas de higiene, controle de crescimento e destruição bacteriana como substitutas entre si; na base, elas compõem o controle completo.
  • Se uma opção exclui uma dessas três frentes clássicas sem fundamento do enunciado, tende a estar incompleta.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo