Tendo por base as disposiçõe...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: A
Fundamento decisivo: Constituição Federal, art. 84, XIII: "Art. 84. Compete privativamente ao Presidente da República:
XIII - exercer o comando supremo das Forças Armadas, nomear os Comandantes da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, promover seus oficiais-generais e nomeá-los para os cargos que lhes são privativos;" A alternativa A reproduz essa competência privativa do Presidente da República, razão pela qual é a correta.
III - apresentar ao Presidente da República relatório anual de sua gestão no Ministério;" Logo, trata-se de atribuição de Ministro de Estado, e ainda com periodicidade anual, não mensal.
I - exercer a orientação, coordenação e supervisão dos órgãos e entidades da administração federal na área de sua competência e referendar os atos e decretos assinados pelo Presidente da República;" Além disso, a alternativa inverte o sujeito do referendo, ao falar em atos e decretos assinados pelo Ministro, quando o texto constitucional fala em atos e decretos assinados pelo Presidente da República.
- Quando a pergunta tratar de competência do Presidente da República, confronte diretamente as alternativas com o art. 84 da Constituição.
- Se a alternativa mencionar gestão ministerial, orientação de órgãos na área de competência ou referendo de atos presidenciais, confira o art. 87, parágrafo único, porque o tema pode ser de Ministro de Estado, não do Presidente.
- Em questões de literalidade constitucional, diferenças pontuais como "anual" versus "mensal" eliminam a alternativa.
- Não aceite alternativa por afinidade material com o tema; em rol constitucional de competências, a exigência é de previsão normativa correspondente.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Art. 84. Compete privativamente ao Presidente da República:
XIII - exercer o comando supremo das Forças Armadas, nomear os Comandantes da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, promover seus oficiais-generais e nomeá-los para os cargos que lhes são privativos;
Art. 84. Compete privativamente ao Presidente da República:
XIII - exercer o comando supremo das Forças Armadas, nomear os Comandantes da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, promover seus oficiais-generais e nomeá-los para os cargos que lhes são privativos.
Gabarito: A
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo