Tome o trecho Depois de compreensível hesitação, o doutor di...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2349706 Português
Instrução: Leia o texto abaixo e responda à questão.


A doença e seu nome


       Adão só descobriu que era superior aos animais quando Deus lhe confiou a tarefa de dar nome às outras criaturas. Com isso, o primeiro homem foi investido de um poder. Porque o nome é a coisa, a coisa é o nome. Se não conhecemos o nome de uma coisa, esta coisa passa a ser assustadora. Ela se transforma exatamente nisso, numa coisa. E aí tudo pode acontecer.
        A questão do nome é particularmente importante no caso da doença. O que é que eu tenho, doutor? é a pergunta crucial que os pacientes fazem ao médico. A doença, disse a escritora Susan Sontag (que fala por experiência própria: teve um câncer de mama), é uma segunda cidadania. Mas, se assumimos essa cidadania, queremos saber o nome do país-doença em que teremos de viver.
       Não é apenas curiosidade. No fundo, todos nós acreditamos, como nossos ancestrais pré-históricos, na doença como a obra de espíritos malignos. Ora, chamar um demônio pelo nome é a primeira providência para exorcizá-lo. Solicitado a fornecer um diagnóstico, o médico sabe que também está passando por um teste. Nesse momento, deve mostrar seu conhecimento, seu poder. O nome pode ser complicado, não tem importância: às vezes, funciona até como símbolo de status. Caso a pessoa não tenha mais nada na vida, pelo menos pode contar com uma doença grave.
     O que lembra a história da mãe judia que levou o filho a um psicanalista e insistiu em um diagnóstico. Depois de compreensível hesitação, o doutor disse que o rapaz sofria de “Complexo de Édipo”. Resposta da boa senhora: “Complexo de Édipo ou não, o importante é que ele ame a sua mãe.” [...]
(SCLIAR, M. A face oculta – Inusitadas e reveladoras histórias da medicina. Porto Alegre: Artes e ofícios, 2020.)
Tome o trecho Depois de compreensível hesitação, o doutor disse que o rapaz sofria de “Complexo de Édipo”. Sobre possíveis reescritas desse trecho, apresentando o mesmo sentido do original, marque C para as reescritas CORRETAS e I para as INCORRETAS.

( ) O doutor disse, que o rapaz sofria de “Complexo de Édipo” depois de compreensível hesitação. ( ) O doutor disse, depois de compreensível hesitação, que o rapaz sofria de “Complexo de Édipo”. ( ) O doutor, depois de compreensível hesitação, disse que o rapaz sofria de “Complexo de Édipo”. ( ) O doutor disse que o rapaz, depois de compreensível hesitação, sofria de “Complexo de Édipo”.

Assinale a sequência correta.
Alternativas