Assinale a alternativa que apresenta a estrutura COMP...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q386379 Direito Constitucional
Assinale a alternativa que apresenta a estrutura COMPLETA do Poder Judiciário Brasileiro.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão exige conhecimento relacionado à organização constitucional do Poder Judiciário. Conforme a CF/88, Art. 92 - São órgãos do Poder Judiciário: I - o Supremo Tribunal Federal; I-A o Conselho Nacional de Justiça (Incluído pela Emenda Constitucional nº 45, de 2004); II - o Superior Tribunal de Justiça; II-A - o Tribunal Superior do Trabalho; (Incluído pela Emenda Constitucional nº 92, de 2016) III - os Tribunais Regionais Federais e Juízes Federais; IV - os Tribunais e Juízes do Trabalho; V - os Tribunais e Juízes Eleitorais; VI - os Tribunais e Juízes Militares; VII - os Tribunais e Juízes dos Estados e do Distrito Federal e Territórios.

Embora a alternativa mais próxima do texto constitucional seja a letra “d", a mesma encontra-se incompleta, por não abarcar o CNJ e o Tribunal Superior do Trabalho. Acredito que a questão esteja desatualizada (não incluiu o Tribunal Superior do Trabalho) e, mesmo na data de sua feitura, merecia ser anulada por não indicar o CNJ em sua “estrutura completa".

Gabarito da banca: letra d. Gabarito do professor: a questão deveria ser anulada.



Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Pessoal,


Apesar de ter acertado a questão, vejo que merece ser anulada por falta de resposta correta. Conforme o Art. 92 da CF, faltou incluir na alternativa D o CNJ, e o enunciado pede a "estrutura completa", sendo que todas as outras alternativas estão incompletas.


Abços...

Faltou o CNJ e os juízes de Paz...

Eu li apenas o enunciado e não li as assertivas. Acertei a questão porque marquei a alternativa com mais texto.

Bizarro. To aqui fazendo questões de TJMG, chocada com o nível em 2014 (apenas 4 anos atrás).

Faltou o CNJ e os TJM. Os TMJ, só podem existir se houver um contingente militar superior a 20.000 no Estado, além de serem opcionais. 

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo