Leia as afirmativas abaixo acerca da Base Nacional Comum Cu...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3414354 Pedagogia
Leia as afirmativas abaixo acerca da Base Nacional Comum Curricular e, em conformidade com as disposições da Lei n 9.394 de 20 de dezembro de 1996, assinale V para a(s) afirmativa(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).

( ) A carga horária destinada ao cumprimento da Base Nacional Comum Curricular não poderá ser superior a mil e oitocentas horas do total da carga horária do ensino médio, de acordo com a definição dos sistemas de ensino.
( ) A Base Nacional Comum Curricular referente ao ensino médio incluirá facultativamente estudos e práticas de educação física, arte, sociologia e filosofia.
( ) Os currículos do ensino médio incluirão, obrigatoriamente, o estudo da língua inglesa e poderão ofertar outras línguas estrangeiras, em caráter optativo, preferencialmente o espanhol, de acordo com a disponibilidade de oferta, locais e horários definidos pelos sistemas de ensino.

As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Gabarito: A

Fundamento decisivo: O art. 35-A, §§ 2º, 4º e 5º, da LDB, na redação usada pela questão, fixa o limite de 1.800 horas para a BNCC no ensino médio, exige a inclusão obrigatória de educação física, arte, sociologia e filosofia, e determina o estudo obrigatório da língua inglesa com possibilidade de outras línguas optativas. Por isso, a sequência correta é V, F, V.

Tema central: LDB no ensino médio
Análise das alternativas
A
Certa
A alternativa A está correta porque corresponde exatamente à sequência extraída da redação legal tomada pela banca. A 1ª afirmativa é verdadeira, pois o § 5º do art. 35-A estabelecia que a carga horária destinada ao cumprimento da BNCC no ensino médio não poderia ser superior a 1.800 horas. A 2ª afirmativa é falsa, porque o § 2º dizia que a BNCC do ensino médio incluirá obrigatoriamente estudos e práticas de educação física, arte, sociologia e filosofia; o item errou ao dizer “facultativamente”. A 3ª afirmativa é verdadeira, pois o § 4º determinava o estudo obrigatório da língua inglesa e admitia a oferta de outras línguas estrangeiras em caráter optativo, preferencialmente o espanhol, conforme a disponibilidade e a definição dos sistemas de ensino.
B
Errada
Está errada porque trata a 2ª afirmativa como verdadeira. Isso contraria diretamente o § 2º do art. 35-A, que usava “obrigatoriamente”, e não “facultativamente”, para educação física, arte, sociologia e filosofia.
C
Errada
Está errada porque considera falsa a 1ª afirmativa. Pela redação legal utilizada pela questão, o § 5º do art. 35-A fixava exatamente o limite máximo de 1.800 horas para a carga horária da BNCC no ensino médio.
D
Errada
Está errada porque falha em dois pontos ao mesmo tempo: marca a 1ª afirmativa como falsa, embora ela esteja de acordo com o § 5º, e marca a 2ª como verdadeira, embora o § 2º imponha obrigatoriedade, não facultatividade.
Pegadinha da questão
A troca de “obrigatoriamente” por “facultativamente” no item sobre educação física, arte, sociologia e filosofia, além da possível mistura entre a redação legal usada pela banca e alterações posteriores da LDB.
Dica para questões semelhantes
  • Quando a questão cobrar legislação educacional, confira o verbo normativo do dispositivo: “obrigatoriamente” e “facultativamente” mudam o valor do item.
  • Em itens sobre BNCC no ensino médio, separe três eixos de leitura: limite de carga horária, componentes/estudos obrigatórios e regime das línguas estrangeiras.
  • Se o enunciado estiver ancorado em redação legal específica, resolva pela versão normativa reproduzida na base da questão, sem substituir por alteração posterior.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Alô, alô, qconcurso, Gabarito errado. o correto é a letra C.

Questão estranha e a. C a resposta certa

Formação geral básica com carga mínima de 2.400 horas, não 1.800. Gabarito incorreto.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo