Em uma classe do CEJA – Centro Educacional de Jovens e Adult...
Podemos afirmar que, de acordo com o Decreto nº 17.912/2024, essas ações da professora Rosane estão dentro dos objetivos a serem desenvolvidos da seguinte maneira:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos analisar a questão apresentada, que se refere ao planejamento das atividades pedagógicas da professora Rosane no CEJA – Centro Educacional de Jovens e Adultos.
Tema central da questão:
A questão aborda as normas educacionais referentes ao planejamento de atividades pedagógicas por professores em centros educacionais, especificamente de acordo com o Decreto nº 17.912/2024. Esse tema é relevante pois destaca como os professores devem organizar seu trabalho, considerando tempo para planejamento, confecção de materiais didáticos, correção de avaliações, e elaboração de relatórios.
Resumo teórico:
Na organização do trabalho docente, é essencial que os professores tenham flexibilidade para planejar suas atividades de forma a atender as necessidades pedagógicas dos alunos. O Decreto nº 17.912/2024 estabelece diretrizes para que os educadores possam desempenhar suas funções de maneira eficiente e adaptada ao contexto individual de cada turma.
Alternativa correta: C
A alternativa C está correta porque menciona que a professora Rosane realiza suas atividades dentro de sua carga horária de trabalho, em local e horário de sua escolha, priorizando a flexibilidade para atender às necessidades do seu planejamento pedagógico individual. Esta alternativa está em conformidade com o princípio de flexibilidade e autonomia que os educadores têm para planejar suas atividades, conforme o mencionado no Decreto.
Análise das alternativas incorretas:
A - Essa alternativa sugere que as atividades são feitas com o objetivo de promover formação contínua, o que não é o foco principal do planejamento individual descrito no enunciado. A formação contínua geralmente está mais relacionada com atividades de desenvolvimento profissional e capacitação.
B - A referência às ATPCs (Aulas de Trabalho Pedagógico Coletivo) direciona o foco para ações de desenvolvimento pedagógico coletivo, que não são o centro do planejamento individual destacado no enunciado.
D - Esta alternativa menciona que parte do planejamento ocorre com interação direta com os alunos, o que contraria a ideia de que o planejamento pedagógico pode ser feito sem a presença dos alunos, focando no planejamento e preparação de materiais.
'Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo