O professor deve refletir uma forma mais adequada e possíve...
[...] não há nenhum instrumento que não pertença à avaliação formativa [...] a ‘virtude’ formativa não está no instrumento, mas, sim, se assim se pode dizer, no uso que dele fazemos, na utilização das informações graças a ele. O que é formativo é a decisão de uma progressão do aluno e de procurar os meios suscetíveis de agir nesse sentido (HADJI, 1993, p. 165).
https://www.univates.br/bduserver/api/core/bitstreams/bf70579a-f5b0-425b-8ea9- f182370217f0/content
Assim sendo, a identificação, se o instrumento de avaliação é formativo ou não, será o(a)