Com base no documento “Dialogando sobre o direito humano à ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q4425297 Nutrição
Com base no documento “Dialogando sobre o direito humano à alimentação adequada no contexto do SUS” (2010), identifique os conceitos, relacionando as colunas 1 e 2 abaixo:

Coluna 1 - Conceitos
1. Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA)
2. Segurança Alimentar e Nutricional (SAN)
3. Soberania Alimentar

Coluna 2 - Descrição
( ) É o direito de cada nação em definir políticas que garantam a Segurança Alimentar e Nutricional de seus povos, incluindo aí o direito à preservação de práticas alimentares e de produção tradicionais de cada cultura. Esse princípio relaciona-se com o direito de todos de participar das decisões políticas de seu país- cujos governantes devem agir de forma livre e soberana e de acordo com os direitos fundamentais de seus habitantes.
( ) Um direito humano inerente a todas as pessoas de ter acesso regular, permanente e irrestrito, quer diretamente ou por meio de aquisições financeiras, a alimentos seguros e saudáveis, em quantidade e qualidade adequadas e suficientes, correspondentes às tradições culturais do seu povo e que garantam uma vida livre do medo, digna e plena nas dimensões física e mental, individual e coletiva”.
( ) Consiste na realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base práticas alimentares promotoras de saúde que respeitem a diversidade cultural e que sejam ambiental- cultural- econômica e socialmente sustentáveis”.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
Alternativas