A Lei n. 13.089/2015, que institui o Estatuto da Metrópole, ...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: D
Fundamento decisivo: Lei nº 13.089/2015, art. 6º, V: “Art. 6º A governança interfederativa das regiões metropolitanas e das aglomerações urbanas respeitará os seguintes princípios:
V – gestão democrática da cidade, consoante os arts. 43 a 45 da Lei nº 10.257, de 10 de julho de 2001;”. Como o enunciado trata dos princípios da governança interfederativa, a alternativa D é a correta por reproduzir o inciso V do art. 6º do Estatuto da Metrópole.
- Quando a questão cobrar princípios do Estatuto da Metrópole, confronte as alternativas literalmente com o art. 6º da Lei nº 13.089/2015.
- Desconfie de alternativas que mantêm a estrutura da norma, mas trocam um termo decisivo, como “local” por “nacional”.
- Em temas de governança interfederativa, verifique se a alternativa preserva a autonomia dos entes federativos, porque a lei não admite subordinação entre eles.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo