Sobre os princípios fundamentais da prestação dos serviços d...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3505112 Direito Sanitário
Sobre os princípios fundamentais da prestação dos serviços de saneamento básico, considere:

I. Universalização do acesso e efetiva prestação do serviço.
II. Eficiência e sustentabilidade econômica.
III. O Governo estadual é o titular dos serviços de saneamento básico.
IV. O controle social da prestação dos serviços de saneamento básico é competência da Secretaria Estadual de Infraestrutura.

São princípios fundamentais:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Gabarito: D (I e II)

1. Interpretação do tema e legislação aplicável:
A questão foca nos princípios fundamentais da prestação dos serviços de saneamento básico, regidos principalmente pela Lei nº 11.445/2007 (Lei de Saneamento Básico). Destacam-se também a Constituição Federal/1988 no que refere à competência municipal.

2. Fundamentação legal:
Segundo a Lei nº 11.445/2007:
Art. 2º: "Os serviços públicos de saneamento básico serão prestados com base nos seguintes princípios fundamentais:
I - universalização do acesso;
IV - eficiência e sustentabilidade econômica;".

3. Tema central e conhecimento necessário:
O concursando precisa conhecer quais são efetivamente os princípios listados na lei e identificar atribuições dos entes federativos, evitando confundir titularidade e princípios.

4. Exemplo prático:
Um município deve buscar fornecer água potável a 100% da população (universalização) de modo eficiente e financeiramente sustentável, assegurando manutenção e melhoria contínua do serviço.

5. Justificativa: Por que a alternativa D está correta?
I - Universalização do acesso e II - Eficiência e sustentabilidade econômica são princípios expressos no art. 2º, I e IV, da Lei nº 11.445/2007, elementos essenciais para a boa prestação do serviço público.
A doutrina de Celso Antônio Bandeira de Mello corrobora, ao ressaltar que universalização e eficiência são norteadores obrigatórios das políticas públicas setoriais.

6. Por que as demais alternativas estão incorretas?
III. É incorreta. O titular do serviço de saneamento básico é o Município, conforme o art. 30, V, da Constituição Federal e já pacificado pelo STF (RE 607056). O Estado pode atuar em situações específicas, mas não é o titular originário.
IV. Também incorreta. O controle social é definido no art. 3º, IV, da Lei nº 11.445/2007 como participação da sociedade, não como competência exclusiva de Secretaria Estadual.

7. Pegadinhas: Atenção ao tentar associar a titularidade e fiscalização a órgãos estaduais, quando, no âmbito do saneamento básico, via de regra, o Município é o ente competente e o controle social pertence à coletividade.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo