Com as alterações trazidas pela Emenda Constitucional nº 131...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (10)
- Comentários (6)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: D
Fundamento decisivo: Constituição Federal, art. 12, § 4º, II, com redação dada pela EC nº 131/2023: “II - fizer pedido expresso de perda da nacionalidade brasileira perante autoridade brasileira competente, ressalvadas situações que acarretem apatridia.” Como o enunciado trata da aquisição voluntária de outra nacionalidade, e não de pedido expresso de perda, esse fato não causa a perda da nacionalidade brasileira, o que sustenta a alternativa D.
- Distinga aquisição de outra nacionalidade de pedido expresso de perda da brasileira: são atos juridicamente diferentes.
- Na perda voluntária, verifique o pedido expresso, a autoridade brasileira competente e a ressalva que impede a apatridia.
- Não generalize o requisito do pedido expresso para toda hipótese de perda: subsiste o cancelamento judicial da naturalização.
- Para avaliar consequências sobre direitos políticos, confronte a causa indicada com as hipóteses do art. 15 da Constituição.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Acrescentando: “É ASSEGURADO O DIREITO À NACIONALIDADE BRASILEIRA ORIGINÁRIA À PESSOA NASCIDA NO EXTERIOR, ADOTADA POR PESSOA BRASILEIRA e registrada em ÓRGÃO CONSULAR COMPETENTE, nos termos da al. "C" DO INCISO I DO ART. 12 C/C O § 6º DO ART. 227 DA CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA.”
RE 1.163.774/MG (Tema 1.253 RG), Relatora: Ministra CÁRMEN LÚCIA, INFORMATIVO 1208.
Acrescentando:
- PRESIDENTE DO CNJ: é o PRESIDENTE DO STF; portanto, o cargo é PRIVATIVO DE BRASILEIRO NATO (ART. 103-B, § 1º, CF).
- PRESIDENTE E VICE-PRESIDENTE DO TSE: são escolhidos entre os MINISTROS DO STF; portanto, são cargos PRIVATIVOS DE BRASILEIROS NATOS (ART. 119, PARÁGRAFO ÚNICO, CF).
Floresta Azul-BA | Da PMESP rumo à PMBA.
“A repetição, com correção, até a exaustão, leva à perfeição.”
GABARITO: D
Perda da Nacionalidade Brasileira
I – Cancelamento da naturalização
Se obtida por fraude ou atentado contra a ordem constitucional e o Estado Democrático.
Competência: Justiça Federal.
Readquire: apenas por ação rescisória.
STF: o cancelamento da naturalização, mesmo por erro de fato ou premissas falsas, depende de processo judicial, não podendo ocorrer administrativamente (RMS 27.840).
II – Pedido expresso do brasileiro
Pedido expresso e voluntariamente do brasileiro perante autoridade competente.
exceto se resultar em apatridia.
Obs:
A perda da nacionalidade, por pedido expresso, pode atingir tanto NATOS quanto NATURALIZADOS.
Pode readquirir a nacionalidade brasileira originária, nos termos da lei.
Atenção: a EC 131/2023 extinguiu a “perda-mudança”. O simples fato de adquirir outra nacionalidade não gera mais, por si só, a perda da nacionalidade brasileira.
rever…
D
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo